Polícia

Leviatã II: policiais são aplaudidos por moradores durante prisão de suspeitos de chefiar o tráfico no Bairro da Penha

Durante a ação, equipes da PRF foram até a localidade e cumpriram o mandado de prisão contra foragidos apontados como integrantes de grupo criminoso em Vitória

Foto: Matheus Brum

A ação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e, da Delegacia Especializada da Polícia Civil no Espírito Santo (DENARC) e a 10ª Companhia da Policia Militar em Anchieta, que resultou na prisão de quatro suspeitos de chefiar o tráfico no Bairro da Penha, em Vitória, foi comemorada por moradores do município de Piúma, no litoral sul do estado.

A ação aconteceu ontem (06) e os policiais que cumpriam os mandados foram aplaudidos e receberam palavras de incentivo de moradores que acompanhavam o trabalho conjunto da polícia.

Helton Pontia, Carlos André Mendonça, conhecido como André 'capeta', Rhuan Furtado e Jean Finamore são os quatro detidos apontados por participação de uma facção criminosa no Bairro da Penha, em Vitória. Eles foram conduzidos para a Delegacia de Narcóticos da Polícia Civil.

Os detidos eram foragidos e apontados como integrantes de grupo criminoso denominado de “trem bala” e, ainda, de fazerem parte do Primeiro Comando de Vitória (PCV).

Prisões feitas no domingo (06)

Quatro foragidos da polícia capixaba, foram presos após uma operação no domingo (06). Informações dão conta de que, inicialmente, todos tinham fugido para o estado do Rio de janeiro, e que, em retorno para o Espírito Santo, esconderam-se no centro do município de Piúma, onde foram detidos. 

Prisões na última semana na Grande Vitória

Mais de 30 pessoas foram detidas durante a operação conjunta realizada pelas polícias Civil e Militar, na última (02), em bairros de Vitória e Serra. De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), 31 criminosos foram presos e dois menores apreendidos.

Além disso, a Operação Leviatã II resultou na apreensão de armas, drogas, celulares, radio comunicador, relógio, fogos de artifício, entre outros materiais.

O objetivo da operação é cumprir mandados de prisão de suspeitos de envolvimento em crimes praticados na Grande Vitória. Entre os alvos da polícia, estão os envolvidos no incêndio criminoso a um carro de reportagem da TV Vitória/ Record TV, ocorrido em maio deste ano.

Além disso, os mandados também são referentes às investigações de um ataque, ocorrido em fevereiro deste ano a uma empresa, em Cariacica, que fornece alimentos para presídios; de um incêndio a um coletivo, ocorrido em Nova Almeida, na Serra; e de incêndios a residências no morro da Piedade, em Vitória, em junho.

Leviatã II

Chamada de operação Leviatã II, a ação visa cumprir mandados de prisão temporária e mandados de busca e apreensão nos municípios de Vitória e Serra, de acordo com informações repassadas pela polícia. Por conta da Operação o atendimento ao público na Divisão Patrimonial foi suspenso nesta quarta.

A Polícia Civil orienta que a população procure a delegacia mais próxima de sua residência para registrar um Boletim de Ocorrência, ou pode fazê-lo por meio da delegacia online, no endereço https://delegaciaonline.sesp.es.gov.br.

Dados Operação Leviatã II:

- 31 pessoas detidas e 2 adolescentes apreendidos;

- 6 caixas de fogos de artifício.

- Armas: 1 Arma Taurus 9 mm. ; 1 espingarda de pressão chumbinho; Pistola 6.35; Pistola 9mm numeração raspada Canik.

- R$ 11.392 reais

- 01 máquina de contagem de dinheiro

- 4 cadernetas de contabilidade do tráfico.

- sacola contendo adesivos para personalizar droga

- 42 buchas de maconha (sendo 05 da ocorrência de Serra) ; 2 kg de maconha; Bucha grande de maconha;

- 5 buchas de skank (super maconha);

- 21 buchas de haxixe;

- 569 pedras de crack; 1 porção de crack;

- 540 gramas de cocaína; 634 pinos de cocaína; Centenas de pinos vazios para cocaína.

- 3 balanças de precisão.

- 2 carregadores de pistola;

- 15 munições; 9 munições de 9 mm.

- Relógio

- 6 celulares

- 1 rádio HT

- Touca ninja preta; 01 balaclava

- 2 HT

Leviatã I

A primeira fase da operação Leviatã aconteceu durante uma semana de junho e resultou em sete suspeitos detidos e um adolescente apreendido, cerca de 50kg de entorpecentes, sete armas - entre elas, um fuzil calibre 556, 855 munições, 14 balanças de precisão, 66 aparelhos celulares, quatro bombas de fabricação caseira e R$2.375, em espécie.

Os mandados foram cumpridos nos municípios de Vitória, Serra, Cariacica e Viana, e o resultado da operação foi apresentado no dia 11 de junho. A operação foi realizada pelo Departamento Especializado de Investigação Criminal (DEIC), com apoio da Polícia Militar, e teve como objetivo cumprir 29 mandados de busca e apreensão de pessoas suspeitas de armazenar armas, munições, drogas e até bombas de fabricação caseira para traficantes do Bairro da Penha, em Vitória.

Operação Leviatã

A operação faz referencia ao livro Leviatã, do filósofo político Thomas Hobbes. De acordo com ele, só existe um poder constituído, o Estado. E esse poder constituído deve se opor a qualquer outro que venha tentar se estabelecer.

Pontos moeda