Polícia

VÍDEO | PF e Ibama apreendem aranhas que seriam enviadas pelos Correios em venda ilegal no ES

Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, sendo 3 na Grande Vitória e um no estado do Rio de Janeiro

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação / Polícia Federal

Um grupo que mantinha criadouros não autorizados de aranhas (tarântulas) da espécie Theraphosidae é alvo de uma operação da Polícia Federal e de servidores do Ibama. Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, sendo 3 na Grande Vitória e 1 em Cabo Frio, no Rio de Janeiro.

O objetivo da operação, deflagrada nesta sexta-feira (15), além do cumprimento das ordens judiciais, é obter mais elementos de prova para desmantelar associação criminosa dedicada ao cometimento de crimes contra a fauna.

A primeira fase da Operação tinha o objetivo de reprimir a aquisição e venda de animais silvestres, em especial aracnídeos, em condições inadequadas e provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização de órgão competente.

Para a consecução dos crimes, os suspeitos enviavam os animais indevidamente pelos serviços de Sedex, dos Correios, aos destinatários. A Polícia Federal contou, assim, com o apoio imprescindível da Coordenação de Segurança dos Correios.

A Polícia Federal reforçou que, além de crime, o tráfico de animais silvestres é uma ameaça destrutiva para as espécies de animais e para a preservação da biodiversidade brasileira. A ação é considerada a terceira maior atividade ilícita do mundo.

Pontos moeda