Vídeos mostram ônibus incendiados em bairros de Vitória
Ataques feitos por uma facção criminosa seriam em represália à morte de Jonata Cândida Cardoso, apontado pela polícia como segurança do traficante Marujo
Pelo menos dois ônibus do Transcol foram incendiados nesta terça-feira (11) em bairros de Vitória. As primeiras informações dão conta de que os ataques, arquitetados por uma facção criminosa, seriam em represália à morte de Jonata Cândida Cardoso, de 26 anos, apontado pela polícia como segurança de Fernando Ferreira Pimenta, o Marujo, considerado um dos traficantes mais perigosos e procurados pela Justiça no Espírito Santo. Segundo os agentes, Cardoso foi morto durante um confronto.
Leitores do Folha Vitória e telespectadores da TV Vitória/Record TV enviaram vídeos dos coletivos sendo destruídos. O ataque mais recente foi por volta das 14h15 desta terça. Um coletivo da linha 535, que faz o trajeto Terminal Carapina-Terminal Campo Grande passando pela avenida Serafim Derenze, seguia em direção à Serra quando foi parado por cinco suspeitos em frente à Basília de Santo Antônio, no bairro Santo Antônio, em Vitória.
No momento, havia 40 passageiros no veículo. O grupo mandou que todos saíssem e, com galões de gasolina, queimaram o veículo. As primeiras informações dizem que um homem com deficiência ficou ferido. Os bombeiros conseguiram controlar o incêndio.
No bairro Consolação, também na capital, por volta das 14h, um outro ônibus também foi destruído pelas chamas, na rua principal. Moradores relataram que três criminosos armados pararam o ônibus e atearam fogo. Passageiros tiveram que descer, assim como o motorista.
LEIA TAMBÉM: Ônibus é metralhado e carro de TV é incendiado após morte de traficante em Vitória
>>> Aulas e circulação de ônibus são suspensos após confrontos em Vitória
>>> Criminosos mandam motorista e passageiros descer e atiram contra ônibus em Vitória
Equipes do Corpo de Bombeiros conseguiram controlar as chamas. Segundo os militares que atenderam a ocorrência, um idoso que mora próximo ao local onde o coletivo foi incendiado foi retirado às pressas de casa. Ele não chegou a ficar ferido e nem a passar mal por conta da fumaça. Os bombeiros isolaram a área. Alguns moradores tiveram que sair de casa. As chamas atingiram pelo menos duas residências.
De acordo com a Polícia Militar, o policiamento nos bairros onde estão ocorrendo os conflitos está sendo reforçado desde a noite desta segunda-feira (10).
"A população de bem deve confiar no nosso trabalho. O que fizemos durante essa noite e durante essa madrugada é estar presente para evitar manifestações criminosas", frisou o tenente-coronel Menezes, comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar.
O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, coronel Marcio Celante, vai conceder entrevista coletiva às 16h30 para detalhar o trabalho das forças policiais.
Mais cedo, um outro ônibus foi metralhado e um carro da equipe de reportagem da TV Tribuna foi incendiado no bairro Bonfim.
*Com informações das repórteres Suellen Araújo e Gabriela Valdetaro, da TV Vitória/Record TV.