A loja em Cariacica que foi alvo de uma operação da Receita Federal do Porto de Vitória e da Agência Nacional de Comunicações (Anatel) reabriu as portas na manhã desta terça-feira (10), um dia após a operação que apreendeu cerca de cinco toneladas de produtos irregulares.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
O estabelecimento fica na Avenida Expedito Garcia, uma das mais movimentadas do bairro Campo Grande e conhecida pelos inúmeros comércios. A loja foi fechada na segunda-feira (09) para a realização da ação dos órgãos de fiscalização.
Ao Folha Vitória, o delegado da alfândega, Douglas Costa Koehler, explicou não haver impedimentos para o retorno do funcionamento do comércio.
“Nós não fechamos a loja no sentido de impedi-los de funcionar. Esse ‘fechamento’ foi apenas no sentido de podermos fazer a apreensão das mercadorias nesta segunda-feira“, disse.
LEIA TAMBÉM: Advogada é alvo de operação contra roubos, receptação e tráfico em Guarapari
Segundo o delegado, foram apreendidos 391 produtos. A carga soma cerca de sete toneladas. O valor estimado dos produtos é de R$ 3,5 milhões.
Entre os itens apreendidos estão fones de ouvidos, modens, caixas de som via bluetooth, além de outros itens utilizados em celulares. Douglas explicou que muitos dos produtos têm “claros indícios de pirataria”.
LEIA TAMBÉM: Governo do ES anuncia mais de R$ 370 milhões para a Educação
As mercadorias recolhidas durante a operação ficarão em poder da Receita Federal até a conclusão do inquérito. De acordo com informações da Alfândega, os produtos serão destruídos por colocarem em risco a saúde da população.
“A comercialização deste tipo de mercadoria traz uma série de riscos para o consumidor, como a utilização de tinta contaminada ou produtos de baixa qualidade com peças pequenas que podem ser engolidas por crianças“, afirma o órgão por nota.