Saiba quem é Zé Maria, um dos 10 criminosos mais procurados do ES e que foi preso em blitz
Contra ele havia três mandados de prisão em aberto, por homicídio e tráfico de drogas. Zé Maria seguia de carro pela BR-101, quando foi abordado pela PRF
Considerado o principal líder do tráfico de drogas do bairro Santa Rosa, em Cariacica, e constando entre os dez criminosos mais procurados do Espírito Santo, José Maria de Araújo, mais conhecido como Zé Maria, foi preso em São Mateus, no Norte do Estado, na tarde de segunda-feira (16).
Contra Zé Maria havia três mandados de prisão em aberto. Ele responde por homicídio e tráfico de drogas.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A prisão foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante fiscalização na BR-101, próximo ao posto da corporação no município do Norte capixaba. No veículo que ele conduzia, estavam também uma mulher e duas crianças.
De acordo com a PRF, em um primeiro momento, durante a abordagem, Zé Maria parecia acima de qualquer suspeita. Aos policiais, ele disse que tinha passado o feriadão em Porto Seguro, na Bahia, e que estava voltando para casa.
Segundo a polícia, os documentos do carro estavam em dia e o nome que ele apresentou, em um documento falso, também estava limpo. No entanto, um dos agentes desconfiou que já tinha visto o rosto daquele homem em algum lugar.
"Um dos agentes da PRF identificou uma semelhança. A partir daí, ele aprofundou as buscas e notou que o próprio condutor começou a querer se desvencilhar do telefone e acabou danificando, propositalmente, o próprio telefone celular, no momento da abordagem. Foi quando se aprofundou melhor a análise e os colegas PRFs, com experiência, acabaram identificando esse condutor como o Zé Maria", relatou o inspetor Wagner Mota, da PRF.
O suspeito foi levado para a Delegacia Regional de São Mateus, onde os três mandados de prisão que havia contra ele foram cumpridos. Além disso, Zé Maria foi autuado em flagrante por uso de documento falso. Ele foi encaminhado para a prisão.
"É um criminoso de alta periculosidade, e a Justiça e a polícia capixaba comemoram essa prisão, porque a gente tira de circulação um indivíduo extremamente perigoso", ressaltou o inspetor da PRF.
Segunda prisão em três dias dos mais procurados do Estado
Zé Maria é o segundo nome da lista dos criminosos mais procurados do Espírito Santo a ser preso em um intervalo de três dias. No último fim de semana, Erick de Almeida Bastos, o Menor Erick, foi preso pela Polícia Militar, após uma denúncia anônima ser recebida.
Contra Menor Erick havia dez mandados de prisão em aberto, todos pelo crime de homicídio.
LEIA TAMBÉM: Com 10 mandados de prisão, líder do tráfico em Cariacica faz 'coraçãozinho' na delegacia
Na ocasião da prisão do suspeito, a aspirante Costa, do 7º Batalhão da Polícia Militar disse à reportagem da TV Vitória que Menor Erick atuava como uma das lideranças do tráfico de drogas no Morro do Quiabo, onde possui grande influência.
"Ele é um dos indivíduos mais procurados do Espírito Santo e da região de Cariacica e possui dez mandados de prisão em aberto, só por homicídio. Ele tentou se esconder dentro do banheiro, estava armado com uma pistola, mas acabou detido pela polícia", contou Costa.
Erick também é apontado como autor do assassinato do MC Filipe de Sousa, de 26 anos. O rapaz, que trabalhava também como gari, foi morto a tiros na noite de sexta-feira (13), no bairro Flexal II, em Cariacica.
A polícia também investiga se a morte dos jovens Kaio Felipe da Silva e Kawan Barcelos, executados em ambulâncias do Samu, em Cariacica, no último domingo (15), pode ter sido desencadeada a partir da prisão de Menor Erick.
LEIA TAMBÉM: "Menor Erick': quem é o líder do tráfico preso em Cariacica suspeito de matar MC