Polícia

Após morte de adolescente, criminosos impõem toque de recolher em São Torquato

Com medo, lojas foram fechadas e pais buscaram os filhos nas creches e escolas da região de Vila Velha

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/TV Vutória

Após uma troca de tiros entre suspeitos e a polícia, que deixou um adolescente de 15 anos morto, no Morro da Boa Vista, em São Torquato, em Vila Velha, criminosos impuseram toque de recolher na região nesta quinta-feira (3). Comércios, escolas e creches foram fechados.

O tiroteio ocorreu na noite de quarta-feira (2) durante um curso de operações em áreas de alto risco, ministrado por militares do Batalhão de Missões Especiais (BME) a outros policiais. O adolescente baleado e morto teria participado do ataque aos policiais. 

LEIA TAMBÉM: 

Adolescente morre em troca de tiros com a polícia em Vila Velha

Polícia investiga morte de mais de 10 gatos em Vitória; suspeita é de envenenamento

Mulher é agredida com enxada na cabeça em Vila Velha

Após a ordem do toque de recolher, pais foram vistos buscando os filhos em creches da região. Além disso, pelo menos três escolas teriam cancelado as aulas por precaução depois da troca de tiros. 

Os criminosos também deram ordens para que o comércio legal fosse fechado. Alguns bandidos chegaram a descer o morro para intimidar moradores, mas fugiram após a chega de policiais militares. 

Além disso, um grupo foi abordado pelos militares, suspeitos de intimidar comerciantes locais. Com eles, foi encontrado mais de R$ 1 mil em dinheiro. 

Os ônibus do sistema Transcol circularam normalmente na região durante o período da manhã e, segundo a PM, o policiamento será reforçado no local à tarde. 

Apesar da ordem dos criminosos, a PM garantiu que as aulas estão mantidas na região e que o comércio local estaria reabrindo as portas durante a tarde. O homem, suspeito de ordenar o toque de recolher, teria sido identificado pela polícia. 

Relembre o caso 

Segundo a reportagem da TV Vitória/Record, a equipe do BME se dividiu em dois grupos para patrulhar a área, quando os policiais foram recebidos a tiros por um grupo de criminosos.

Em resposta, os militares revidaram, e um dos suspeitos, o adolescente, foi baleado. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu logo após dar entrada no hospital.

Após o confronto, os policiais vasculharam a área e encontraram uma pistola customizada, municiada, e um carregador, evidências do envolvimento dos suspeitos na troca de tiros. O material recolhido foi encaminhado à Delegacia Regional de Vila Velha.

Durante a operação, os militares também identificaram um homem observando a movimentação da polícia e ele foi reconhecido como sendo um dos líderes do tráfico de drogas da região. Ele tentou resistir à prisão, mas foi detido.

Segundo a polícia, o homem é conhecido por ostentar armas de fogo nas redes sociais, incluindo uma pistola semelhante à apreendida no local. Ele foi levado para a delegacia, mas liberado em seguida.

O major Braga, da Polícia Militar, informou que o suspeito foi liberado porque no momento da prisão não estava com armas e nem com drogas. 

"Assim que a patrulha o visualizou, ele tentou disfarçar. Pegou uma criança no colo para fazer como se fosse o pai dela. Mas como já temos fotos e vídeos dele, foi reconhecido. Ele reagiu com socos e chutes, mas foi rendido. Levamos ele por esse motivo, por aquela reação. Mas se não havia nada mais grave, a legislação prevê o termo circunstanciado", informou. 

*Com informações da repórter Ana Carolini Mota, da TV Vitória/Record