Polícia

Guerra entre facções causou mortes de criança, jovem e mulher em Linhares

Os três crimes que ocorreram em Linhares entre sábado (12) e a tarde de terça-feira (15) foram resultado de um confronto entre as facções Cavaco e Rio Doce

Foto: Reprodução TV Vitória
Enthony Miguel Ferreira Rodrigues, de 11 anos, (à direita) e Murilo, de 19, (à esquerda), eram primos e, de acordo com a polícia, pertenciam à facção criminosa que operava no bairro do Rio Doce.

Os três crimes que ocorreram em Linhares entre sábado (12) e a tarde de terça-feira (15) foram resultado de um confronto entre facções rivais de bairros da cidade. Uma criança de 11 anos, um jovem de 18 e uma mulher morreram.

De acordo com o subcomandante Herberthy, do 12º batalhão de Linhares, duas das vítimas executadas pertenciam a grupos criminosos que operam na cidade.

Enthony Miguel Ferreira Rodrigues, de 11 anos, e um jovem de 18 anos identificado como Murilo Ferreira dos Santos, pertenciam à facção do bairro Rio Doce, e foram executados em represália a um ataque realizado no sábado, que resultou na morte de uma mulher.

Leia também:

Menino de 11 anos morto em Linhares tinha envolvimento com grupos criminosos

Jovem é morto a tiros em velório de menino de 11 anos assassinado em Linhares

Mortes de criança, de jovem em velório e de mulher têm ligação, diz delegado

"O problema ali é basicamente o confronto entre dois grupos rivais, um do bairro Cavaco, e outro do Rio Doce. O confronto teve início no final de semana, quando a facção da criança e do jovem assassinados atacou os rivais, e uma mulher inocente morreu", explicou.

O subcomandante disse ainda que a criança de 11 anos tinha envolvimento com o grupo Rio Doce, e que Murilo foi assassinado no momento em que velava o primo: "Uma moto com dois ocupantes chegou, um indivíduo desembarcou e efetuou os disparos."

O cemitério está localizado no bairro Aviso, que de acordo com a polícia, é uma região de Linhares sob o domínio da facção Cavaco.

"A partir daí houve essa briga, o grupo do Cavaco revidou e matou a criança de 11 anos, que tinha envolvimento com o grupo do Rio Doce. A morte do jovem de 18 anos eu acho que foi uma chance que os rivais enxergaram, porque ele estava no velório do Enthony, que acontecia dentro da área do grupo do Cavaco", afirmou Herberthy.

O delegado Fabrício Lucindo, da 16ª Delegacia Regional de Linhares, destacou que a linha de investigação do caso é de pequenos traficantes da região, e que a polícia está realizando investigações.

"A linha de investigação sobre esse caso é atrito entre pequenos traficantes da região que tentam se estabelecer na base da violência", pontuou.

Enthony Miguel Ferreira Rodrigues, de 11 anos, foi morto a tiros na madrugada desta terça-feira (15), enquanto dormia. Quatro suspeitos encapuzados entraram na residência e executaram o menino por volta de 1h.

O primo de Enthony, Murilo, de 19 anos, foi assassinado durante o velório da criança, que acontecia no cemitério localizado no bairro Aviso, no mesmo dia da execução. Dois suspeitos foram vistos em uma moto e um indivíduo efetuou os disparos que mataram o jovem.