"Resposta rápida não ressuscita ninguém", diz governador no velório dos sogros de prefeito
O casal Cacilda Vetoraci Duarte, 77 anos, e Luiz Geraldo Duarte Ignez, de 80, foi assassinado a facadas durante assalto ao hotel deles, em Cachoeiro
O governador Renato Casagrande (PSB) compareceu ao velório dos pais da primeira-dama de Cachoeiro de Itapemirim, Keila Vetoraci, na tarde desta quarta-feira (9), na mesma cidade.
O casal Cacilda Vetoraci Duarte, de 77 anos, e Luiz Geraldo Duarte Ignez, de 80, foi assassinado a facadas na manhã de terça-feira (8), no hotel que administravam no bairro Coronel Borges.
Os responsáveis pelo crime brutal são um homem e uma mulher que se passaram por hóspedes. Eles foram presos logo após o crime e, apesar da rapidez na prisão dos envolvidos, Casagrande lamentou os assassinatos e afirmou que é preciso ter medidas mais eficientes de prevenção a crimes desta natureza.
"Demos resposta rápida, mas infelizmente a resposta rápida não ressuscita ninguém, mas temos que fazer o que nos cabe. Não estávamos dentro da casa das pessoas para proteger esse casal. Mas na mesma hora as forças de segurança agiram e eu tenho certeza que a justiça das pessoas, dessa Terra, vai ser feita, e a justiça de Deus já está sendo feita", afirmou Casagrande.
Casagrande esteve acompanhado pelo vice-governador, Ricardo Ferraço, e pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Leonardo Damasceno, que compareceram ao velório, em uma cerimônia reservada à família e amigos próximos.
Os dois presos pelo assassinato dos idosos são Adriana de Souza Santos, de 36 anos, e Valmir Santana Ribeiro, 38. Ambos são usuários de drogas e teriam se hospedado no hotel das vítimas para roubar.
LEIA TAMBÉM:
Pássaros na casa de idosos assassinados chamam a atenção: "Eles davam comida"
Homem é preso suspeito de estuprar sobrinha de 8 anos em Cariacica
Homem fica ferido após ser atingido com golpes de garrafa em Vila Velha
Adriana foi apontada como a mandante do crime. A intenção era roubar o casal, mas ela teria ficado receosa em ser reconhecida por eles, o que fez com que os suspeitos matassem os idosos.
Casagrande relatou que o governo tem políticas públicas voltadas a dependentes químicos, mas é preciso que as famílias acompanhem essas pessoas de perto, para que casos como esse sejam evitados.
"São duas pessoas dependentes que cometeram um ato inaceitável, uma maldade que tirou a vida de duas pessoas. A epidemia das drogas é muito forte no mundo, é muito forte aqui no Espírito Santo, no Brasil. Precisamos muito que as famílias estejam estabilizadas, estruturadas, para que as políticas públicas tenham efeito", afirmou o governador.
Ainda de acordo com o governador, a representação pelo crime de latrocínio já está sendo realizada pelo Ministério Público Estadual, e o inquérito está praticamente concluído.
Casagrande disse ainda que o Poder Judiciário trabalha para barrar a liberdade de criminosos reincidentes durante audiências de custódia.
"É inaceitável que pessoas como essas voltem a circular nas ruas do Espírito Santo e de Cachoeiro de Itapemirim. O Ministério Público foi convidado a acompanhar todo o levantamento. Não há dúvida em relação ao inquérito, que já foi encaminhado e praticamente concluído", disse.
*Com informações da repórter Nathalia Munhão, da TV Vitória/Record