Polícia

VÍDEO | Chefe de segurança de shopping é preso por matar morador de rua

Crime foi no Barro Vermelho, em Vitória, enquanto o morador de rua dormia. Um dia antes, ele teria tentado roubar uma bicicleta no shopping

Redação Folha Vitória

Foto: Divulgação/Sesp
José Cosme Amorim Tavares confessou o crime. Arma apreendida com ele foi a usada no crime

O chefe de segurança de um shopping José Cosme Amorim Tavares, de 26 anos, foi preso acusado de matar a tiros o morador de rua Luiz Carlos Basílio Oliveira, 29, no bairro Barro Vermelho, em Vitória. A vítima estava dormindo quando foi assassinada.

José Cosme, que atuava em um shopping na Reta da Penha, foi detido quando passava pelo quilômetro 57 da BR-101, na altura de São Mateus, Norte do Espírito Santo. Ele estava tentando fugir do Estado, segundo a polícia. 

O acusado foi flagrado com uma arma e estava com um passageiro que não foi identificado pela polícia. Ele não ofereceu resistência à prisão.

Leia também:

>> Morre ex-policial militar que sofreu atentado em lanchonete em Vitória

>> Após atentado, prefeito alvo de tiros escreve mensagem sobre anjo

>> Suspeito de homicídio é preso com espada japonesa em Cachoeiro

O chefe da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vitória, delegado Ramiro Pereira Diniz, relatou que o assassinato aconteceu no dia 8 de setembro deste ano.

"A DHPP foi acionada após a vítima dar entrada em um hospital, morta por arma de fogo. Com o início das investigações, concluímos que se tratava de um morador de rua, que praticava alguns crimes patrimoniais, como furtos em estabelecimentos comerciais perto de onde costumava dormir", explicou.
Foto: divulgação / sesp
Luiz Carlos Basílio tentou furtar uma bicicleta no centro comercial, segundo investigação

Ainda de acordo com o delegado, na noite anterior ao homicídio, o morador de rua tentou furtar uma bicicleta no estacionamento do centro comercial em que José Cosme atua.

"Ele tentou furtar uma bicicleta, mas foi impedido por um segurança do estabelecimento comercial. O funcionário acionou o chefe, que através das câmeras de videomonitoramento do local conseguiu identificar o morador de rua", contou.

Vídeo mostra quando o morador de rua é abordado por um segurança

Crime aconteceu pela manhã

Pelas apurações da polícia, no dia 8 de setembro o chefe de segurança saiu de casa armado e, ainda pela manhã, foi até o local onde moradores de rua que vivem perto do shopping costumam dormir.

Após identificar quem eram o homem que havia tentado furtar a bicicleta, José Cosme atirou e executou a vítima, que dormia no momento do crime. 

O chefe de segurança foi indiciado por homicídio triplamente qualificado, por motivo fútil e recurso que impossibilitou a defesa da vítima, e autuado por posse ilegal de arma de fogo.

Foto: divulgação / sesp
José Cosme Amorim Tavares foi preso quando tentava fugir do Estado

Arma apreendida é a mesma usada no assassinato

Posteriormente, o exame de micro comparação balística da polícia revelou que a arma que o suspeito portava no momento da prisão foi a mesma utilizada no homicídio. Quando interrogado, o chefe de segurança confessou o crime.

Ele alegou que recebia ameaças dos moradores de rua que praticavam furtos, o que motivou o crime.