Polícia

Empresa de festa declara falência e clientes questionam prejuízo em Cariacica

Após declarar falência na última sexta-feira (24), a proprietária não foi mais encontrada pelos contratantes que já haviam pago pelo serviço

Redação Folha Vitória

Foto: Reprodução TV Vitória
Rebeca e Matheus

Uma empresa de bufê localizado em Cariacica é suspeito de aplicar golpes em um grupo de clientes após decretar falência. Os serviços já haviam sido pagos pela maioria, gerando prejuízos de mais de R$ 7 mil.

Em entrevista ao Balanço Geral ES, o casal Rebeca e Matheus contou não ter conseguido entrar em contato com empresa, com menos de um mês até a realização do casamento. 

"No último mês nós terminamos de quitar os R$ 7 mil, que era o preço do evento que tínhamos contratado. No sábado, eu já fui acordada com a notícia de que a empresa estava aplicando golpes em todo mundo que havia fechado contrato. Ela simplesmente disse que faliu e não iria mais prestar serviço a ninguém, sumiu", relatou Rebeca. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O valor do investimento do casal foi parcelado ao longo do ano, e o último pagamento foi realizado no mês passado. 

"Eles respondiam a gente todos os dias, se mandássemos mensagem, e cobravam toda semana uma quantia, falando que tinham que pagar os fornecedores. Conseguimos um dinheiro, resolvemos quitar, e foi o arrependimento", disse Matheus. 

Devido a falta de respostas e a proximidade do casamento, os noivos decidiram contratar outra empresa. 

"O mais barato que vimos foi R$ 12 mil. Então percebemos que a dona provavelmente cobrava um valor que não existia, inviável, e não tinha dinheiro para cobrir", complementou. 

A técnica de enfermagem Katiane Sadi passou pela mesma situação após contratar o serviço para o aniversário do filho Gael, de 2 anos. 

"A dona da empresa alegou estar passando por problemas pessoais, e por isso não teria condições de fazer a festa. Eu consegui outro bufê que cuidou dos alimentos, para não perder a festa, e meus amigos, que me ajudaram bastante". 

A farmacêutica Leiliane Keller foi outra vítima do caso. Abalada emocionalmente, ela afirmou que havia contratado o serviço para a festa de 1 ano do filho. 

"O aniversário de 1 ano do seu filho é aquele momento emocionante, foram muitos problemas ao longo do ano, quando ele faz aniversário você quer comemorar. Só que aí aconteceu isso". 

Postagem nas redes sociais 

Foto: Reprodução TV Vitória

A empresa citada pelas vítimas, a qual não será identificada na matéria, possuía um perfil nas redes sociais. Na última sexta-feira (24), a proprietária utilizou a conta para publicar um comunicado, decretando falência mediante a muitos problemas financeiros e de saúde. 

No entanto, os clientes ainda acreditam que empresária tenha agido de má-fé. 

"Eu fechei com ela na quarta-feira (22) passada e na sexta-feira (24) ela simplesmente decretou falência. Por mais que eu ainda possa contratar outro bufê, a alegria, a empolgação, não existe mais", contou a farmacêutica. 

Após a publicação, os clientes não obtiveram sucesso em contactar a proprietária. A equipe de reportagem da TV Vitória / Record também questionou o caso, mas não teve retorno. 

"O Matheus até foi nas duas residências que estavam no contrato dela, também sem sucesso. A única coisa que ele encontrou foi que, em uma residência na Serra, o esposo dela estava lá, mas ela tinha ido embora com os dois filhos. A única coisa que encontramos foi um local insalubre, onde ela fazia a comida para os eventos", relatou Rebeca. 

Em relação à falência da empresa, o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) orientou o que deve ser feito. 

"Os termos contratados tem que ser cumpridos. Na impossibilidade de ter o cumprimento desses termos, deve-se retornar o dinheiro e podem entrar com uma ação judicial com pedido de danos morais. Qualquer pessoa que se sentir prejudicada pode e deve procurar o Procon. É importante ter um advogado para acompanhar esse processo, porque é um caso que inevitavelmente vai parar na via judicial", afirmou o Superintendente do Procon de Vila Velha, George Alves. 

Agora, o grupo de clientes contou esperar que a justiça possa ser feita. 

"A gente espera que ela seja encontrada e que responda pelo que ela está fazendo, porque são sonhos de muitas pessoas destruídos", finalizou Rebeca. 

O Folha Vitória reforça que o espaço está aberto para o posicionamento da proprietária da empresa. 

Em nota, a Polícia Civil informou que o boletim de ocorrência foi registrado pelas vítimas e o caso seguirá sob investigação. 

*Com informações da repórter da TV Vitória / Record, Alessandra Ximenes.