ES fecha outubro com menor número de homicídios em 28 anos
Segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), foram registrados 72 assassinatos nos municípios capixaba
O Espírito Santo fechou o mês de outubro com o menor número de homicídios desde 1996. Segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), foram 72 assassinatos registrados nos municípios capixabas.
Os dados demonstram que, nos últimos 30 dias, ocorreram 18 assassinatos a menos do que o mesmo período em 2023. Em relação ao ano de 2024, a redução no índice de homicídios já alcança a marca de 12,3%.
Leia também:
> Quase mil policiais militares vão reforçar a segurança no ES
> Mulher de Poze do Rodo é alvo de operação contra rifas ilegais: "Levaram meus ouros"
> Jovem sai para lanchar com o irmão e é morto a tiros em Cariacica
Segundo os dados da Sesp, todas as regiões apresentam queda nos crimes. Os maiores destaques foram para áreas Metropolitana e Norte do Estado, com diminuição, somada, de 86 assassinatos em 2024.
Diante dos resultados, o governador Renato Casagrande disse que durante a reunião de quinta-feira (31) dos governadores com o presidente Lula, falou sobre a experiência do Espírito Santo.
"O Espírito Santo, durante o combate ao crime, tirou o Estado do patamar de 2 mil homicídios por ano para menos de mil. Vamos continuar com esse trabalho consistente, por meio do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, para que possamos terminar o ano com menos de 900 homicídios", disse Casagrande.
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, destacou o empenho das forças policiais em dar mais segurança à população.
“O mês de outubro demonstra a continuidade das ações da Segurança Pública no Espírito Santo. Mais uma vez conseguimos reduzir a quantidade de assassinatos em relação ao mesmo período do ano anterior", disse Damasceno.
Vitória registrou redução de 86% nos homicídios em outubro
Outro destaque foi o município de Vitória, na Grande Vitória, que registrou uma redução de 86% nos homicídios em outubro de 2024. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (1º), pela Guarda Municipal de Vitória.
A comparação é realizada com o mesmo mês do ano de 2023. Durante o mês, foram apenas dois registros, ao contrário do ano passado, quando foram contabilizados 14.
Segundo a Guarda de Vitória, ao longo de 2024, a taxa de homicídios também caiu significativamente, registrando uma queda de 26% em comparação ao total de 2023. No ano passado, foram 69, enquanto em 2024, o número é de 51.
Um dos fatores considerados essenciais pela prefeitura para a redução da taxa de homicídios foi a criação da Gerência de Inteligência, em 2021, que proporciona uma maior precisão nas operações e patrulhamento.
“O trabalho de inteligência é indispensável para a constante melhoria das ações na segurança pública, tornando as práticas mais eficazes. É a gerência responsável por manter a troca de informações com outras forças de segurança, mantendo a Guarda de Vitória e demais instituições alinhadas nas ações de repressão e prevenção”, diz Amarílio Boni, secretário de segurança urbana de Vitória.
Foi destacado que a redução ocorre com a modernização da infraestrutura de segurança, incluindo rede de monitoramento da Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom), que opera com 1.112 câmeras espalhadas por Vitória.
Os recentes investimentos incluem a ampliação da frota de viaturas, a aquisição de novos equipamentos e a modernização das bases da Guarda Municipal. A instituição deve receber, ainda este ano, mais 100 guardas por meio de concurso público, depois de 14 anos sem o ingresso de novos guardas.