crime ambiental

Sabiás e tico-ticos: aves silvestres são resgatadas em Castelo

A Polícia Militar Ambiental e o Iema resgataram 14 aves de um cativeiro no Sul do Espírito Santo

Redação Folha Vitória

Foto: Foto: Divulgação / Iema

Diversas espécies de aves silvestres foram resgatadas de um cativeiro no último fim de semana, na região de Córrego da Prata, em Castelo, no Sul do Espírito Santo. A Polícia Militar Ambiental e o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) apreenderam 14 aves.

Entre os animais estavam um sabiá laranjeira, duas sabiás una, três tico-ticos, quatro coleiros, um tiziu, uma cigarrilha e dois pássaros pretos.

LEIA TAMBÉM:

Mulher é presa após atear fogo no ex-namorado e no filho dele no ES

Ladrão morde o dedo de mulher para roubar aliança; vítima ia para o 2º dia de trabalho

Justiça do ES manda soltar enteado que matou padrasto para defender a mãe

Além das aves, a operação também apreendeu uma espingarda ilegal tipo fulminante e dois frascos de pólvora na residência.

A ação foi motivada por denúncia anônima recebida no Parque Estadual Mata das Flores. Apesar do crime ter ocorrido fora da zona de amortecimento do parque, o Iema participou diretamente da operação.

“Denúncias como essa são essenciais para o trabalho que realizamos. Cada informação recebida fortalece nossa atuação na proteção do meio ambiente", destacou o gestor do Parque, Anderson Kruger.

O responsável pelo crime foi encaminhado à Delegacia de Cachoeiro de Itapemirim, juntamente com os materiais apreendidos. Ele pode pegar pena de um a três anos de detenção e multa.

O Iema informou que a ocorrência segue em andamento e que o órgão continuará acompanhando o caso.