Foto do secretário de Saúde é usada por criminosos para aplicar golpes no ES
Nésio Fernandes explicou que os golpistas usaram a imagem em um outro número celular e encaminharam mensagens pedindo dinheiro
O secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, comunicou, por meio das redes sociais, que a foto dele estava sendo utilizada por criminosos, na intenção de aplicar golpes por meio do WhatsApp.
Segundo a publicação, os golpistas usaram a imagem em um outro número celular e encaminharam mensagens pedindo dinheiro, como se fosse o secretário.
A Polícia Civil informou que recebeu o registro da ocorrência e o mesmo está sendo analisado pelo 16º Distrito Policial. Após a validação, o boletim será tramitado para a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), que será responsável pelas investigações.
População pode denunciar suspeitas de golpe
A Polícia Civil destacou que a população tem um papel importante nas investigações e pode contribuir com informações de forma anônima, por meio do Disque-Denúncia 181, que também possui um site onde é possível anexar imagens e vídeos de ações criminosas, o disquedenuncia181.es.gov.br. O anonimato é garantido e todas as informações fornecidas são investigadas.
A PCES ainda orienta ao cidadão que não transfira qualquer quantia em dinheiro, sem ter a certeza de que se trata realmente da pessoa a quem deveria ser destinada. Procure ligar antes, garantir que seja o destinatário do valor, antes de depositar.
Leia também:
>> Comerciantes no ES têm prejuízos com "golpe do Pix". Saiba se proteger!