Polícia

Mais uma fuga no Xuri: detento escapa do presídio e é preso em ônibus de Vila Velha

Após a fuga desta quinta-feira (09), segundo a polícia, Pedro Henrique Brega de Freitas Santos teria invadido uma fazenda e furtado roupas que estavam no varal

Foto: Divulgação

Mais uma fuga foi registrada no Complexo Penitenciário de Xuri, em Vila Velha, nesta quinta-feira (09). Desta vez, o interno foi preso minutos depois de escapar dentro de um ônibus que seguia para o Terminal de Itaparica.

A Polícia Militar tem dado apoio nas buscas dos 15 internos que estão foragidos desde a fuga da última sexta-feira (03). Durante uma das abordagens, os policiais encontraram Pedro Henrique Brega de Freitas Santos, de 24 anos, em um coletivo. 

O rapaz havia escapado do presídio havia poucos minutos. A Sejus não informou como aconteceu a nova fuga. 

Segundo a polícia, antes de entrar no ônibus, Pedro Henrique invadiu uma fazenda próxima a penitenciária e furtou as roupas que estavam no varal. Ele só deixou a bermuda para trás, que depois foi encontrada pelos policiais.

Ainda de acordo com a polícia, o rapaz já teria fugido da penitenciária de Xuri outras vezes. Ele cumpria pena em regime semiaberto pelos crimes de tentativa de latrocínio e tráfico de drogas.

Fuga de presídio: 15 pessoas continuam foragidas 

Dos 21 detentos que fugiram do Complexo Penitenciário de Xuri, apenas seis foram recapturados.   

A Secretaria Estadual de Justiça apura as circunstâncias da fuga. Seis servidores são investigados por suspeita de envolvimento na fuga de detentos.

No dia em que os detentos escaparam do presídio, seis policiais penais estavam na unidade. Eles foram ouvidos pelas Sejus. As investigações devem durar 60 dias, mas podem ser prorrogadas.

Nesta semana, duas portarias foram publicadas no Diário Oficial do Estado sobre a exoneração de dois servidores dos cargos de diretor e diretor-adjunto do Centro de Detenção Provisória de Vila Velha (CDPVV), localizado no Complexo de Xuri, após outra fuga que aconteceu no dia 15 de novembro. 

LEIA MAIS: Cena de filme? Suspeito de homicídio foge do presídio de Xuri por forro do teto da sala de visita

Nesta quinta-feira (09), em nota, a Secretaria da Justiça informou que cargos relativos a diretoria das unidades são de livre nomeação e exoneração.

*Com informações da repórter Milena Martins, da TV Vitória/Record TV.