Integrantes de um grupo suspeito de roubar estabelecimentos comerciais na Grande Vitória foram presos. Com eles, a polícia apreendeu armas importadas e munições.
Entre os presos está o jovem identificado como Thiago Folha, de 26 anos. De acordo com a polícia, ele foi condenado a 27 anos de prisão e estava foragido. Além dele, outros dois rapazes e uma mulher, que seria responsável por fazer o reconhecimento dos locais que seriam roubados, também foram presos.
Segundo o delegado titular do Departamento Estadual de Investigações Criminais, Gabriel Monteiro, o dinheiro roubado pelos criminosos era utilizado para manter o tráfico de drogas do Bairro da Penha, em Vitória.
“No carro em que eles estavam havia quatro pessoas. Elas são extremamente perigosas. Um dos suspeitos possui uma condenação de 27 anos por homicídio e tráfico de drogas. Outro estava com mandado de prisão em aberto por roubo. O terceiro tinha diversas passagem por roubo e no momento estava com um alvará”, disse.
Agora, a polícia investiga outros suspeitos de fazerem parte do grupo.
“Esse grupo nós já estávamos investigando há cerca de um ano. Eles estavam cometendo diversos roubos a estabelecimentos comerciais, como farmácias. Alguns já tinham sido presos e faltavam esses”, disse o delegado.
Os criminosos foram localizados na última sexta-feira (10). De acordo com os policiais, eles iriam cometer outro roubo, mas foram surpreendidos por uma ação da polícia.
Em novembro, o grupo havia sido flagrado por câmeras de segurança durante um roubo a uma loja. Eles levaram cerca de 10 celulares.
Vitória é a cidade do ES em que mais ocorrem roubos e furtos a comércios
De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado, entre janeiro e novembro deste ano, foram registrados 1.474 ocorrências de roubo a estabelecimentos comerciais no Espírito Santo.
Vitória é a cidade onde mais houve registros deste tipo de crime: 306 ocorrências. Em seguida, aparece a Serra, com 274, e Vila Velha, com 237 roubos.
Para o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, a prisão dos suspeitos pode contribuir para que os índices deste tipo de crime diminuam.
“A prisão foi muito importante porque o tráfico de drogas, quando começa a ficar descapitalizado com as ações da polícia, eles começam a diversificar as suas ações. Essas são pessoas de alta periculosidade que agora estão presos. Vamos diminuir esses roubos a comércios e empresas”, disse.
*Com informações da repórter Larissa Barcelos, da TV Vitória/Record TV.
LEIA TAMBÉM:
>> Vai viajar e quer evitar furtos em casa? Tome cuidado com o lixo e veja outras dicas
>> Chefes do tráfico de Vitória são presos em operação policial
>> Após agredir mulher com tapas e chutes homem põe fogo em casa no interior do ES