Polícia

Suspeito de liderar quadrilha que aplicava golpes até no exterior é preso em Vila Velha

A organização criminosa transferia a titularidade de linhas telefônicas para ter acesso à contas bancárias das vítimas; dez pessoas foram incididas

Foto: Agência Brasil/ Tânia Rêgo

Um homem, de 27 anos, foi preso no bairro São Cristóvão, em Vila Velha. Segundo a polícia, ele é suspeito de liderar uma célula de uma quadrilha que, a partir do Espírito Santo, aplicava golpes virtuais em outros estados e até no exterior para roubar contas bancárias.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A ação que terminou com a prisão do suspeito aconteceu na última quinta-feira (08) e foi realizada em cumprimento ao mandado de prisão preventiva. Segundo a polícia, o comparsa dele, de 26 anos, que também é apontado como um dos lideres local, não foi encontrado e está foragido.

Entenda como funcionava esquema da quadrilha

A organização criminosa, segundo a polícia, contavam com apoio de dois funcionários de uma empresa terceirizada de telefonia que atua em shoppings da Região Metropolitana.

Por meio deles, a quadrilha promovia a transferência fraudulenta da titularidade de linhas telefônicas a integrantes do grupo. Assim, os membros instalavam aplicativos bancários e esvaziavam as contas das vítimas.

Um dos membros do grupo, o rapaz de 26 anos que está foragido, chegou a ser preso durante a primeira fase da operação, realizada em outubro de 2020. 

Segundo a polícia, ele já tinha realizado a transferência de titularidade de pelo menos 30 pessoas. O rapaz responde pelos crimes de falsidade ideológica e violação de segredo profissional. 

Ao todo, dez pessoas foram indiciadas pela Polícia Civil. Outras informações sobre as investigações serão divulgadas pela corporação em uma coletiva prevista para acontecer na manhã desta terça-feira (13).

Pontos moeda