Polícia

Falsa advogada e cúmplice são presas por golpes em vítimas da lama no ES

Segundo a Polícia Civil, as mulheres prometiam benefícios e solicitavam dinheiro às vítimas com a promessa de agilizar o recebimento das indenizações

Foto: Divulgação / PCES

A Polícia Civil prendeu, durante a manhã desta sexta-feira (13), uma falsa advogada, de 29 anos e uma cúmplice, de 54, suspeitas de praticarem golpes em vítimas do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, em Minas Gerais. As prisões foram realizadas em Ibiraçu e Aracruz, no Norte do Espírito Santo. 

Segundo informações do órgão, as mulheres prometiam benefícios relacionados e solicitavam dinheiro às vítimas da Samarco com a promessa de agilizar o recebimento das indenizações. Foram registradas três vítimas. 

Leia também: 

> Mãe de menino morto após agressão em escola diz que filho sofria bullying

> Psicóloga da escola de menino morto após agressão fala em negligência: “Não é o único”

> Criança de 10 anos morre após agressão em escola no Sul do ES

Segundo o titular da Delegacia Especializada de Investigações Criminais de Aracruz, delegado Ricardo Barbosa explicou que, além disso, a mulher de 29 anos pedia dinheiro para as vítimas com o intuito de agilizar as indenizações. 

Após os pagamentos, à medida que as vítimas ficavam sem dinheiro, a mulher, de 54 anos, era indicada para conceder empréstimos. 

Ainda segundo as investigações, no momento em que as vítimas contraiam o empréstimo, passavam a ser extorquidas pelas investigadas.

Em dois casos, as vítimas foram induzidas a erro e, por conta das extorsões, compraram um carro e uma moto para as criminosas. Em outro caso, uma vendedora de joias sofreu um prejuízo de R$ 40 mil.

Após as prisões, as mulheres foram encaminhadas ao Centro de Detenção Provisória (CDP) Feminino de Colatina, onde permanecerão à disposição da Justiça.

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtor Web
Produtor Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória