Polícia

Operação Verão terá blitz do bafômetro, drones e 650 agentes nas ruas no ES

A operação, que começa no dia 26 de dezembro e segue até o dia 9 de março de 2025, de Norte a Sul no Espírito Santo

Maria Clara Leitão

Redação Folha Vitória
Foto: Thiago Soares

A Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo (Sesp) divulgou nesta quinta-feira (19) todas as ações previstas para a Operação Verão 2024/25. Elas vão contar com blitze de trânsito com uso de drones e bafômetros e um reforço de 650 agentes nas ruas do Estado. 

A operação começa no dia 26 de dezembro e segue até o dia 9 de março de 2025. Durante todo o período, as praias de 26 municípios de Norte a Sul do Estado vão contar com policiamento para garantir a segurança de moradores e visitantes. 

Leia também: 

Namorado de dentista suspeita de ligação com morte também é preso

Dentista suspeita de ligação com morte é presa em Vila Velha

Ex-PM preso por matar músico em Jardim Camburi vai a júri popular

Além do reforço das polícias Civil e Militar, a Operação Verão terá apoio do Notaer e Corpo de Bombeiros, Guardas Municipais, Marinha e Detran. 

Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, Leonardo Damasceno, o objetivo da integração é gerar segurança nas áreas e municípios com grande fluxo de banhistas e turistas. 

"É uma tradição fazer uma integração dos agentes de segurança. O objetivo é gerar segurança nas áreas e municípios que teremos um grande fluxo de pessoas nesse período, principalmente diante do turismo", descreve Damasceno. 

O secretário também lembra que, com o verão, a população em alguns municípios é dobrada e até mesmo triplicada, com isso, é importante garantir a segurança. Com isso, todas as forças de segurança estarão atuando de maneira reforçada. 

"Teremos um policiamento a pé muito reforçado, o Corpo de Bombeiros para garantir a segurança da população nos balneários e evitar os afogamentos. E uma atuação muito forte da Marinha e do Notaer com helicóptero para salvamento", afirma. 

“Drones serão utilizados 24 horas”, diz comandante da PMES 

O comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, explicou que a Polícia Militar fará uma atuação intensa nos balneários, no interior e na costa utilizando os drones que farão a visualização, durante 24 horas, nas regiões de aglomeração. 

"Usaremos  os drones que farão a visualização durante 24 horas nas regiões de aglomeração para qualquer tipo de início de confusão ou detecção de pessoas suspeitas, tenha uma intervenção de agentes a pé. Com isso, vamos evitar qualquer tipo de prática criminosa", ressalta Douglas Caus. 

Durante a ação, a Polícia Militar terá, por dia, um efetivo de 1.559 policiais em todo o Estado, sendo esse o número “cotidiano”, além de 523 policiais extras durante o verão. “Teremos o policiamento não apenas nos balneários, mas também no interior do Estado”. 

Bombeiros vão atuar em praias, cachoeiras e casas de shows

O diretor de Operações do Corpo de Bombeiros, coronel Marcio Rodrigues, afirmou que a corporação vai reforçar a atuação nas praias, lagoas e cachoeiras no Estado. 

Também foram preparados guardas-vidas que vão garantir a seguranças dos banhistas. "Todos os guarda-vidas foram treinados e vão dar orientação não apenas nas praias, mas em lagoas e cachoeiras". 

A corporação também vai fiscalizar casas de shows e casas noturnas. “Vamos ter atuação e prevenção nos eventos que ocorrem muito nessa época do ano”. 

O coronel também lembrou que nesse período de ano é histórico o aumento das chuvas e com isso, o Corpo de Bombeiros estará preparado para possíveis ocorrências climáticas. 

"É histórico o aumento das chuvas no Estado no verão e com essa demanda, é podemos é necessidade de intervir em municípios para socorrer vítimas de enchentes, alagamentos, desmoronamentos", lembra. 

As delegacias regionais da Polícia Civil vão ficar abertas 24h e terão reforço nas unidades de Conceição da Barra, Fundão, Jacaraípe e Piúma.

O Corpo de Bombeiros Militar vai reforçar a atuação nas praias, lagoas e cachoeiras do Espírito Santo.

Além disso, a corporação terá saturação com embarcações e equipes de mergulho com atuação em Unidades Estaduais de Conservação, ao exemplo dos: Parques Estaduais: Itaúnas, Paulo César Vinha, Cachoeira da Fumaça, Pedra Azul e Forno Grande.