Polícia

Rebelião e fuga em unidade para menores infratores em Cariacica

De acordo com o Iases, a fuga do menor aconteceu na tarde deste domingo (17). Policiais militares estão fazendo buscas na região

Não é a primeira fuga que acontece este mês na unidade Foto: TV Vitória

Após mais uma confusão que aconteceu na Unidade de Internação Provisória 2 (Unip), em Cariacica, cinco adolescentes conseguiram fugir. As informações foram passadas pelo Sindicato do Agentes Penitenciários. Porém, de acordo com o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), apenas um menor infrator conseguiu sair da unidade. A fuga aconteceu na tarde deste domingo (17).

De acordo com o sindicato, a confusão aconteceu por volta das 14 horas, no horário de visita. A mãe de um dos internos teria tentado entrar no complexo com duas buchas de maconha escondidas no sutiã. Os agentes teriam percebido e a impediram de entrar.

Ela foi levada para a Delegacia Regional de Cariacica, e com isso os adolescentes começaram a se rebelar. Mas de acordo com a assessoria do Iases, não houve danos estruturais e a Polícia Militar está fazendo buscas ao foragido, que é do município da Serra.

Outros casos

Esta não é a primeira fuga de menor que acontece na Unip. No último dia 7 deste mês, 21 adolescentes tentaram fugir durante um motim. Cinco deles conseguiram sair do local. Um foi entregue pela própria mãe para a polícia. A rebelião começou por volta das 21 horas. Os agentes disseram que foram rendidos pelos adolescentes, que tomaram a unidade e saíram pela porta da frente.

Já no dia 17 de julho, 11 internos fugiram da Unidade de Internação Provisória 2 (Unip), em Cariacica, após renderem dois agentes socioeducativos durante a noite.

E as fugas de menores não param. No último dia 4 deste mês, um adolescente foi resgatado por um bando após prestar depoimento na Vara da Infância e Juventude. O veículo que levava o interno foi resgatado próximo à sede da Polícia Federal, em São Torquato, Vila Velha. Quatro homens saíram armados de dentro de outro veículo e abordaram os agentes que transportavam o adolescente.

Já na tarde do último dia 12, um adolescente de 16 anos, irmão do menor que foi resgatado, foi apreendido no Beco 2, no Bairro da Penha, em Vitória. Segundo os militares que realizaram a apreensão, o rapaz tentou esconder o rosto ao notar a presença dos policiais.