Uma ferramenta importante no combate à violência é o Disque-Denúncia (181) e através do Ciodes (190) que a população pede socorro. Mas o trabalho poderá ser prejudicado com a redução de trabalhadores nesses dois postos.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações no Espírito Santo (Sintel-ES), o governador Paulo Hartung teria determinado a redução do quadro de funcionários do Ciodes e do Disque-Denúncia.
A informação é que serão dispensados 45 teleatendentes que respondem pelo número 190 e 13 que respondem pelo 181. Isso significa, segundo o Sinttel, uma redução no atendimento aos pedidos de socorro em aproximadamente 75 mil chamadas no Ciodes e em 16.250 ligações para o Disque-Denúncia por mês.
Levantamento feito pelo Sinttel indica que deixarão de ser atendidas 540 ligações por dia na linha direta do Disque-Denúncia. Já o Ciodes deixaria de atender cerca de 2.500 ligações.
A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) informou que está se adequando ao Decreto Governamental 3755-R, que estabelece a redução de despesas em todo o Governo. O call center do Disque-Denúncia e do Ciodes vai passar por adequações em seus postos de atendimento, sem que haja prejuízo ao serviço prestado à população.