A população cachoeirense e do sul do Estado ganhará novos reforços na segurança pública. Os 14 novos integrantes do Grupo de Apoio Operacional (GAO) do 9º Batalhão encerraram a primeira etapa do curso de nivelamento profissional e agora começam a segunda fase do treinamento: o estádio operacional supervisionado.
Na primeira fase, os novos integrantes intensificaram o conhecimento sobre o patrulhamento tático motorizado, além de abordagem à pessoas, veículos e edificações. Os militares tiveram disciplinas de tecnologias não letais, escolta, blitz, bloqueios, procedimentos de primeiras intervenções em gerenciamento de crises, e também patrulhamento em área de alto risco, choque ligeiro e patrulhamento ostensivo em eventos, patrulhamento rural, armamento e equipamento policial e também ações de emboscada e contra emboscada com viaturas.
A segunda fase começa na próxima semana e eles serão instruídos a alinhar a carga teórica e prática ministrada durante as instruções de nivelamento ao cotidiano, aplicando os conhecimentos adquiridos em situações reais, sob supervisão da equipe GAO. O curso está previsto para ser encerrado no fim de março e os militares estarão habilitados e capacitados para atuar em ocorrências de alta complexidade.