Durante a operação “Jammer”, deflagrada na manhã desta terça-feira (2) pelo Ministério Público do Estado (MPES), por meio do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), nove pessoas foram presas na Grande Vitória. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que apoiou a ação, foi evitado um prejuízo de mais de R$ 2 milhões com a recuperação dos veículos e das cargas.
Com as prisões foram recuperados veículos de carga e mercadorias que haviam sido furtados ou roubados. No mês de abril, a PRF recuperou 23.760 caixas de leite na Serra. Em junho, foram recuperados 400 rolos de tecido em Viana. Já em julho, a polícia conseguiu encontrar 550 sacas de café em São Mateus.
A quadrilha estava sendo investigada pelo Ministério Público e tinha a característica de aliciar os motoristas ou proprietários dos veículos, para que estes facilitassem o furto da carga e do veículo.
De acordo com a PRF, foram cumpridos diversos mandados de busca e apreensão, com o objetivo de apreender documentos, computadores, mídias e outros equipamentos e materiais para apurar a prática, em tese, dos crimes de furto/roubo de cargas e veículos, falsidade ideológica, receptação e associação criminosa. Foram apreendidos nesta terça-feira diversos equipamentos, produtos químicos, rastreadores cortados, possivelmente retirados de veículos furtados e um revólver calibre 38 com 5 munições intactas.
Ainda segundo a PRF, a prática de roubo a carga, em sua maioria, ocorre na região sudeste do país. Como as rodovias federais formam as principais vias de deslocamento dos veículos, a PRF afirma que trabalha para garantir a segurança de todos os motoristas.