Uma carga de produtos eletrônicos, avaliada em mais de R$ 1,3 milhões, desapareceu do rastreamento na noite da última sexta-feira (12), cerca de cinco quilômetros após o município de São José do Calçado, no sul do Estado. A carga de celulares, notebooks e tablets saiu de Viana, seria entregue parte no Rio de Janeiro, e o depois iria seguir para o Rio Grande do Sul.
De acordo com informações da Polícia Militar, por volta das 23h20, o funcionário da empresa de rastreamento veicular acionou a PM, informando que o caminhão baú Mercedes Benz, de cor branca, com placas de Curitiba, e sem identificação de empresa, passou pelo município de São José do Calçado e em seguida, por volta das 18h30, cerca de cinco quilômetros depois de sair da cidade, sumiu do sistema de rastreamento, e que antes disso, todos os sistemas de alerta de pânico do veículo tinham sido acionados.
O caminhão era rastreado via satélite. O funcionário explicou que o veículo tinha saído de Viana com destino a Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, mas que antes entregaria parte da carga no Rio de Janeiro. A rota traçada foi escolhida pelo motorista, e que a partir de Campos dos Goytacazes, já no Rio de Janeiro, o motorista passaria a seguir rota definida pela empresa.
No sistema de rastreamento consta que o veículo saiu de Viana, passou por Cachoeiro de Itapemirim, Muqui e São José do Calçado antes de seu desaparecimento. A empresa não conseguiu manter contato com o motorista até o momento em que acionou a PM. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar do Rio de Janeiro também foram acionados para ajudar nas buscas, que foram concentradas na Rodovia ES 484, local onde o veículo desapareceu, mas nem o caminhão e nem o motorista foram localizados. A Polícia Civil do município vai investigar o caso.