Um detento morreu dentro de uma cela do Centro de Detenção Provisória em Viana na noite dessa quarta-feira (8). De acordo com a Polícia Civil, a vítima, identificada como Zerlan Jesus dos Santos, estava com outros cinco detentos quando começou a ter um comportamento ofensivo e agressivo. Com isso, um dos presos o atingiu com um golpe.
A Secretario de Estado de Justiça (Sejus) informou que Zerlan foi encontrado inconsciente na cela. Servidores da unidade socorreram o detendo e o levaram para a Unidade de Saúde do Sistema Prisional, também no Complexo de Viana. A morte foi constatada pela equipe que estava de plantão.
Os internos que estavam na mesma cela da vítima foram levados para a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em Vitória. Peritos da Polícia Civil estiveram no Centro de Detenção Provisória. A corregedoria da Sejus instaurou procedimento de apuração do caso.
Na manhã desta quinta-feira (8), o corpo de Zerlan foi levado ao Departamento Médico Legal (DML) de Vitória. A equipe de reportagem da TV Vitória/Record TV conversou com uma representante da Associação de Mães e Familiares de Vítimas de Violência do Espírito Santo e a denúncia é de que torturas e homicídios são comuns dentro dos presídios capixabas. “Até quando essas mães vão entregar um filho caminhando para o sistema e depois ter que pegar no caixote?”, desabafou.