Uma operação, realizada no bairro Bonfim, na região do Bairro da Penha, acontece desde o início da manhã desta segunda-feira (08). A ação conta com o apoio de agentes das Polícias Militar e Civil, além da Guarda Municipal de Vitória, e tem o objetivo de reduzir a criminalidade da região.
A ação é mais uma fase da Operação Caim. Nas primeiras horas da operação, somente em Vitória, foram apreendidas duas pistolas e um revolver. Cinco pessoas foram detidas, sendo algumas delas em cumprimento a mandados de prisão.
De acordo com o secretário de Segurança Pública do Espírito Santo, Coronel Alexandre Ramalho, a chegada da polícia no local provocou movimentação, com uso de foguetes, mas não houve confronto armado. “A operação de hoje consiste no cumprimento de 17 mandados de busca e apreensão. A intenção é levar a tranquilidade para as pessoas que residem no bairro e atender um anseio da comunidade que pede a nossa presença. Até agora, nenhum disparo”, afirmou o secretário.
Operação Caim
A sétima fase da Operação Caim, planejada pela Superintendência de Polícia Especializada (SPE) da Polícia Civil, acontece em todo o Espírito Santo. Na Região Metropolitana de Vitória, mais de 200 policiais estão empenhados desde às 06h, reunindo equipes da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Notaer, Força Nacional e Guardas Municipais de Vitória, Vila Velha e Serra.
Direcionando esforços das unidades especializadas da Grande Vitória e do interior do Estado, a Caim visa à redução dos índices de criminalidade, principalmente ao número de homicídios. Contribuindo para resultados como o alcançado no último mês, com uma série histórica de redução de homicídio no mês de maio, desde 1996, em comparação com o mesmo período dos últimos anos ‒ além da redução de 38,5% dos crimes de feminicídio em todo Estado, registrados de janeiro a maio, em comparação ao mesmo período de 2019. Na região metropolitana, com esse mesmo recorte, foram registrados 57,1% de redução.
Durante os últimos dois meses, Abril e Maio, a Caim realizou com muito êxito seis fases que resultaram em 213 detenções, 47 armas, 1.388 munições, 13 veículos, drogas e mais de R$ 52 mil em dinheiro apreendidos.
*Com informações do repórter Arlesson Schineider, da TV Vitória / Record TV, e da Secretaria de Estado da Segurança Pública