Um novo alerta de golpe por mensagens de texto direcionadas a servidores públicos do Espírito Santo foi feito pelo Governo do Estado. Criminosos tentam atrair vítimas anunciando um benefício fictício.
Segundo informações do próprio governo estadual, o golpe se dá por meio de mensagens de texto “SMS” enviadas para servidores do Estado.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Ao entrar em contato com as vítimas, os golpistas parabenizam pela conquista de um “Cartão Benefício”, mas que não existe. Além disso, há também a promessa de uma liberação de crédito.
Na mesma mensagem, os golpistas pedem que o servidor responda à mensagem com um “SIM”, para ser encaminhado a um especialista.
Diante destes relatos, o governo orientou aos servidores que não respondam às mensagens e denunciem o caso.
A Polícia Civil já investiga o golpe visando prestar providências. O Folha Vitória procurou a polícia, mas ainda não obteve respostas. Caso haja mais detalhes sobre o golpe, a matéria será atualizada.
Golpes são cada vez mais comuns no Espírito Santo
Um estudo do Serasa apontou que a cada dois minutos, uma pessoa no Espírito Santo sofre uma tentativa de golpe. O Estado está em 14º lugar no ranking de estados que mais sofrem com tentativas de fraude.
Agosto foi o mês em que mais tentativas de golpe foram registradas, com mais de 16 mil. De janeiro até o oitavo mês, foram registradas mais de 110 mil tentativas de fraude.
Como se prevenir?
De acordo com especialistas, a forma mais eficaz de se proteger de fraudes é evitar clicar em links desconhecidos e suspeitos. Além disso, é preciso garantir que celulares e cartões estejam seguros.
Também é necessário desconfiar de ofertas na internet em que produtos aparecem com preços muito abaixo do mercado e não fornecer senhas e códigos fora dos aplicativos do banco.
A Polícia Civil orienta o registro de um boletim de ocorrência imediatamente após a constatação de um golpe.
Leia a matéria completa em: A cada 2 minutos, uma pessoa no ES sofre tentativa de golpe, diz estudo