O número de homicídios em janeiro diminuiu em 33% no Espírito Santo, em relação ao mesmo período do ano anterior. De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), foram registradas 95 ocorrências desse tipo durante o período, o menor número contabilizado pela secretaria nos últimos 25 anos.
Ainda segundo levantamento da Sesp, a redução mais significativa ocorreu no interior, cuja queda foi de 40%. Nesses municípios, foram registrados 39 homicídios ao longo do mês. Já na Grande Vitória, segundo a secretaria, ocorreram 56 assassinatos em janeiro – redução de 27,3% em relação ao mesmo período de 2015.
Os números foram apresentados na tarde desta quarta-feira (17), durante a segunda Reunião de Indicadores Criminais, realizada no Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória. O governador Paulo Hartung, que coordenou a reunião, comemorou o resultado.
“Os índices conquistados no ano passado e no começo deste ano são dignos de reconhecimento. Os resultados foram obtidos com gestão dos recursos e efetivos policiais. Não se faz segurança sem uma colaboração entre as polícias Militar e Civil, em sintonia com os demais órgãos e poderes veiculados”, destacou.
Já o secretário estadual de Segurança Pública, André Garcia, ressaltou que o esforço de todos os servidores da Segurança Pública tem sido o diferencial na manutenção da redução dos indicadores criminais.
“Iniciamos o sétimo ano de redução consecutiva dos homicídios e o comprometimento de todos tem apresentado os resultados que a sociedade capixaba necessita. Estamos empenhados em colocar o Espírito Santo entre os estados mais seguros do Brasil”, frisou.