O número de roubos e furtos de veículos no munícipio de Vila Velha cresceu nos últimos meses. É o que apontam os dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp). Entre janeiro e outubro deste ano, foram registrados 1.185 casos, superando os 1.171 notificados em 2019.
Em setembro, o órgão registrou 82 ocorrências no munícipio. Já em outubro, o número saltou para 131, o que representa um aumento de quase 60%. Na Grande Vitória, a cidade canela-verde é a segunda com o maior número de ocorrências, ficando atrás apenas da Serra.
Casos de pessoas que foram abordadas por criminosos ou que deixaram o veículo estacionado na rua e não o encontraram quando retornaram são recorrentes no munícipio. A ação criminosa não tem previsão de dia, horário ou região para acontecer.
O delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, explica um dos motivos que pode justificar o aumento no número de ocorrências. “Com a volta das pessoas às ruas, com a retomada dos setores da economia, após a paralisação por conta do pico da pandemia, tivemos um crescimento nos últimos dois meses. Esse número não é muito alarmante porque a maioria dos veículos são recuperados. Mais de 50% são recuperados, não apenas pela Polícia Civil, como também pela Polícia Militar e Guarda Municipal”, ressalta.
Mesmo assim, a polícia realiza ações para coibir a comercialização de peças de carros roubados ou furtados que são desmanchados e busca intensificar a fiscalização e reprimir este tipo de crime. “Os ferros-velhos estão sendo regularizados. Os trabalhadores se tornam aliados da polícia, ajudando a encontrar locais irregulares e a diminuir a comercialização ilegal”, explica.
*Com informações do repórter Fábio Gabriel, da TV Vitória/Record TV.