Polícia

Operação Caim: jovem morre durante troca de tiros com a polícia em Santa Martha

Durante o cumprimento da operação, policiais foram recebidos a tiros por criminosos; os agentes apreenderam seis armas de fogo

Foto: Reprodução / TV Vitória

Na manhã desta segunda-feira (21), pelo menos cinco bairros nas cidades de Vitória e Vila Velha foram alvos da Operação Caim. Durante a ação, três criminosos do Morro do Romão e de Santa Martha, em Vitória, trocaram tiros com os policiais, um jovem acabou baleado e morreu no local.

Após a abordagem policial, um dos suspeitos foi preso e o outro conseguiu fugir. De acordo com o secretário estadual de Segurança Pública, Alexandre Ramalho, o jovem baleado teria tentado atear fogo em um ônibus.

“Nós tivemos um indivíduo descendo na ladeira de Santa Martha atirando contra as guarnições da Polícia Militar e da Guarda Municipal. Antes, ele tentou parar um ônibus em uma transversal de uma via e tentou atear fogo nesse ônibus. Se não fosse a intervenção de um policial militar de folga, ele teria conseguido isso, e como ele atirou contra os policiais, houve uma necessária resposta e lamentavelmente ele foi atingido”, disse.

A troca de tiros também resultou na depredação de uma viatura da Guarda Municipal de Vitória que auxiliava na operação. O secretário municipal de segurança urbana de Vitória, Fronzio Calheira, contou que três marcas de tiro atingiram a viatura, mas nenhum policial militar ou agente da guarda foi atingido.

Operação Caim

A ação dos criminosos aconteceu durante o cumprimento da 12ª fase da Operação Caim, responsável pela prisão de 22 pessoas, dentre elas, 8 homicidas. No local, policiais apreenderam seis armas de fogo, sendo dois fuzis, mais de 200 munições, drogas e mais de R$ 7 mil reais.

Foto: Reprodução / TV Vitória

De acordo com informações da polícia, durante a operação os agentes têm realizado prisões importantes de suspeitos de homicídio no Espírito Santo, como a prisão de dois jovens suspeitos de espancar e matar um morador de rua no bairro Santo Antônio, em Vitória, no mês de junho deste ano.

Na ação que aconteceu nesta segunda-feira, policiais contaram com a ajuda de cães farejadores, que ajudaram os agentes a encontrar armas e drogas. O delegado geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, explicou que desde a primeira fase, a Operação Caim já prendeu 421 suspeitos, sendo 121 homicidas.

José Darcy reafirmou o papel da polícia no enfrentamento à criminalidade e o delegado contou que os agentes não vão admitir retaliação por parte dos criminosos contra a polícia.

“Todo aquele que se insurgir contra o Estado, o Estado detém o monopólio da força e ele vai usar de forma moderada no sentido de fazer a contenção dessas agressões”, disse.

* Com informações da repórter Milena Martins, da TV Vitória/Record TV.