Polícia

Operação da PF que investiga lavagem de dinheiro cumpre mandados no ES

Operação Fractais cumpre ao todo 13 mandados de busca e apreensão e sete de prisão no Estado, em São Paulo, Rio e Rio Grande do Sul

Foto: Arquivo/ Agência Brasil

A terceira fase da Operação Egypto, denominada Fractais, foi deflagrada na manhã desta terça-feira (03) pela Polícia Federal. No Espírito Santo, há o cumprimento de um mandado de busca de apreensão e um mandado de prisão em Vitória.

O objetivo desta etapa é investigar a ocultação de patrimônio que teria sido reunido pelos investigados na primeira fase da operação, consistindo, assim, em possível crime de lavagem de dinheiro. No total, são cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão temporária nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e no Espírito Santo.

Também são executadas ordens judiciais para bloqueio de 170 imóveis registrados em nome de investigados e de “laranjas”, com valor total estimado em R$ 80 milhões, e para apreensão de veículos. Foram mobilizados 60 policiais federais para a operação.

Os maioria dos investigados nesta etapa são pessoas identificadas a partir de informações que surgiram com a análise do vasto material apreendido na primeira fase da Operação Egypto (2019). Fractais são objetos em que cada parte é semelhante ao objeto como um todo. Os padrões da figura inteira são repetidos em cada parte, só que numa escala de tamanho menor, como os flocos de neve.