Um homem foi preso no estado de Pernambuco durante uma operação realizada pelo Ministério Público do Espírito Santo contra a exploração sexual infantil. A ação cumpriu um mandado de prisão temporária e outro de busca e apreensão, expedidos pelo juízo da 4ª Vara Criminal de Linhares.
De acordo com o MPES, a investigação tem a finalidade de apurar a ocorrência de crimes praticados contra crianças em ambiente virtual que resultaram em aliciamento, assédio, instigação e constrangimento para induzi-las a disponibilizar conteúdo erótico através de fotografias ou vídeos.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A apuração comprovou que o investigado mantinha contato com as vítimas (crianças) em redes sociais, inicialmente, visando estabelecer uma relação de confiança. Em seguida, incitava e/ou coagia as vítimas para fornecerem conteúdo pornográfico sob ameaça de revelar o material para terceiros.
As investigações tramitam sob sigilo e continuam com a análise do material apreendido.
A operação, que acontece no mês de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é realizada pelo MPES, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco Norte) e da 4ª Promotoria de Justiça Criminal de Linhares.
A ação conta com o apoio do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES e colaboração do Gaeco do Ministério Público do Estado de Pernambuco e foi deflagrada nesta sexta-feira (12), batizada de Operação “Cordel de Flandres”.
LEIA TAMBÉM: Drones, fumacê e contratação de médicos: veja ações de combate à dengue adotadas na Grande Vitória