Cinco empresas localizadas na região da Grande Vitória, nos municípios de Vitória, Serra e Cariacica, estão na mira do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-Central) do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES).
Uma operação deflagrada nesta quinta-feira (02), denominada ‘Falso Negativo’ visa o cumprimento 74 mandados de busca e apreensão, com o objetivo de apurar supostas ilegalidades em contratações de testes para a detecção de covid-19.
As investigações envolvem aquisições emergenciais, por dispensa de licitação, de testes para detecção da covid-19, pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
São apurados crimes de fraude à licitação, lavagem de dinheiro, contra a ordem econômica (cartel), organização criminosa, corrupção ativa e passiva. O somatório do valor das dispensas de licitação sob investigação do Gaeco-MPDFT é superior a 73 milhões de reais.
A operação Falso Negativo foi deflagrada simultaneamente no Distrito Federal e em sete Estados da Federação (Goiás, Paraná, Santa Catarina, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo).
A apuração dos fatos seguirá com a análise dos documentos apreendidos, de mídias e de dispositivos móveis, que serão encaminhados ao Gaeco do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.