
Mais de 100 produtos entre perfumes e cosméticos falsificados foram apreendidos na última sexta-feira (31) em lojas de shoppings da Grande Vitória. A operação foi realizada pela Delegacia de Defraudações (DEFA) após denúncias anônimas. Segundo a polícia, os produtos estão avaliados em mais de R$ 50 mil.
Os policiais afirmaram que os produtos eram trazidos do exterior de forma ilegal e apresentavam selos de qualidade adulterados. O material apreendido deveria ter sido emitido por agências reguladoras.
De acordo com o delegado as lojas adquiriram os produtos com preço baixo. No entanto, eram vendidos com o valor de mercado. Nas prateleiras os preços dos perfumes chegavam a quase R$ 700,00
De acordo com a Polícia Civil, o dono da loja que fica localizada no Shopping Mestre Álvaro foi encaminhado para o Centro de Triagem de Viana.. Para a polícia, o empresário disse que adquiriu os produtos pela internet.
Outros dois proprietários de loja também serão autuados, mas não estavam no estabelecimento na hora da abordagem. Segundo a polícia, os suspeitos vão responder pelo crime de receptação qualificada, sem direito a fiança. A pena pode chegar até oito anos.
Também de acordo com a polícia, o mercado de produtos falsificados movimenta trilhões de dólares por ano. A maioria tem origem do contrabando de países como o Paraguai. Segundo a polícia, muitos chegam de navio e burlam a fiscalização da alfândega.