A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (9), a “Operação Fake Mail”, com o objetivo de coibir a prática de crimes de fraude eletrônica em prejuízo da Caixa Econômica Federal, por um grupo especializado nesse tipo de crime por meio da internet.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Domingos Martins, Marechal Floriano, Vila Velha, Cariacica e Betim, em Minas Gerais, todos expedidos pela 2ª Vara Federal Criminal de Belo Horizonte.
Segundo a Polícia Federal, a fraude investigada consiste no envio de e-mail fraudulento à Caixa, contendo ofício também fictício em nome de órgãos públicos, solicitando a transferência de valores para a conta dos investigados.
Após o recebimento do crédito da Caixa, o dinheiro era movimentado entre diversas pessoas em múltiplas camadas de contas bancárias, em diversas instituições financeiras, para dificultar a identificação e o rastreio dos valores.
Os investigados responderão pelos crimes de fraude eletrônica e associação criminosa, cujas penas somadas podem chegar a 11 anos de prisão e multa.
A operação da Polícia Federal em Minas Gerais contou com o apoio da Superintendência da Polícia Federal no Espírito Santo, da Diretoria de Inteligência Policial e da Secretaria de Estado da Justiça.
Leia também:
>> PM resgata adolescente que seria morto por traficantes em Vila Velha