Polícia

Operação fecha 10 empresas de segurança privada não autorizadas no ES

As ações foram realizadas durante a Operação "Segurança Legal VII" deflagrada nesta quinta-feira (17); 17 policiais participam da operação no Estado

Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagou nesta quinta-feira (17) a Operação Segurança Legal VII, que investiga prestadores de serviços de segurança privada sem autorização. No Espírito Santo, 10 empresas foram fechadas na Grande Vitória e em São Mateus, com a participação de 17 policiais. 

Segundo a PF, durante as operações, que ocorrem em todo o país, são previstas a fiscalização de 449 estabelecimentos em todo o país. Entre eles estão: casas noturnas, comércios, condomínios e outros. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

“Serviços clandestinos colocam em risco a integridade”

A contratação de serviços clandestinos de segurança privada coloca em risco a integridade física de pessoas e o patrimônio dos contratantes, já que os “seguranças” clandestinos não se submetem ao controle da Polícia Federal quanto aos seus antecedentes criminais, formação, aptidão física e psicológica. 

Além disso, as empresas clandestinas não observam os requisitos mínimos de funcionamento previstos na legislação. No Brasil, somente empresas de segurança privada autorizadas pela Polícia Federal podem prestar serviços e contratar vigilantes.

Desde o ano de 2017, a Polícia Federal realiza a operação de âmbito nacional, coordenada pela Divisão de Controle e Fiscalização de Segurança Privada (DICOF) e deflagrada pelas Delegacias de Controle de Segurança Privada (DELESP) nas capitais e pelas Unidades de Controle e Vistoria nas Delegacias Descentralizadas.

LEIA TAMBÉM: Idosa de 84 anos é assassinada em Jardim Camburi e filho é preso

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtora Web
Produtora Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória