Em Cariacica

Operação flagra mais de 300 kg de fios de cobre e alumínio roubados

"Operação Vascum" foi realizada em Cariacica e monitorou 11 ferros velhos do município; Investigações começaram através de denúncias anônimas

Mais de 300 quilos de cobre e alumínio em fios roubados foram apreendidos. Foto: Reprodução/ TV Vitória
Mais de 300 quilos de cobre e alumínio em fios roubados foram apreendidos. Foto: Reprodução/ TV Vitória

Mais de 300 quilos de cobre e alumínio foram apreendidos em uma operação da polícia que tem como alvo criminosos que compram fios roubados. A apreensão ocorreu em Cariacica.

O roubo de fios pode acabar com a energia de vários locais essenciais, como hospitais e escolas. O coronel Marcio Celante, subsecretário de Integração Institucional da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), aponta alguns prejuízos que este crime pode causar.

LEIA TAMBÉM:

Estudante é assaltado na saída da escola em Cariacica

Professora de inglês é assaltada e ameaçada em Vitória

Caso Bernardo: MPES denuncia o pai suspeito de matar o filho

“Quando nós temos hospitais cancelando cirurgias, escolas cancelando aulas e diversos bairros sem energia e sem sinal de internet leva prejuízos à comunidade. Nosso objetivo é identificar os receptadores e apreender esses materiais através das investigações e, principalmente, dos canais de denúncia”, explica.

Bloco de motor de carro encontrado em fiscalização

Onze ferros-velhos de Cariacica foram fiscalizados. Em um deles, foi encontrado um bloco de motor de um carro que foi furtado nesta semana, em Jardim América.

“Foi um veículo furtado no dia 17 (segunda-feira). O veículo foi todo desmanchado e a gente só conseguiu localizar o motor. Então, chama a atenção a rapidez com que os criminosos agem e a clandestinidade. Vamos deixar claro para esses comerciantes que a Polícia Civil não admitirá a prática desses crimes, eles serão presos e os estabelecimentos fechados”, promete o delegado João Paulo Pinto.

Quatro pessoas foram conduzidas para a delegacia com a operação policial. Três delas ficaram presas.

“Três deles foram autuados por receptação qualificada com objetivo comercial, que tem uma pena maior, de três a oito anos. Um deles foi ouvido, liberado e vai responder em liberdade. Ele não foi autuado em flagrante pela dificuldade de saber a origem do material que se referia a cobre queimado. Dependerá do laudo da perícia para que tenha ou não uma autuação futuramente”, informa a delegada Argentina Leopoldina.

Operação começou por meio de denúncias anônimas

Essa foi a quinta “Operação Vascum”, que foi voltada para fiscalizações em comércios do município de Cariacica. A operação começou por meio de denúncias anônimas do comércio ilegal de fios de cobre através do Disque-Denúncia.

“Outras operações já estão sendo preparadas em toda a região metropolitana e o objetivo principal é a redução. Já identificamos que, com essas operações, nós conseguimos inibir a prática daquele crime de furto” destaca o superintendente de Polícia Regional Metropolitana, Ícaro Ruginski.

Todos os ferros-velhos seguem sendo fiscalizados e a polícia reforça a importância das denúncias de crimes deste tipo.

“Esses estabelecimentos foram notificados a se regularizar por meio da licença ambiental e do alvará de funcionamento. Isso permite que a prefeitura os monitore. A licença ambiental vem com condicionantes que coíbem a comercialização desses produtos ilícitos. Então, esses estabelecimentos têm o prazo de 30 dias para se regularizar. Caso não cumpram, estão sujeitos a interdição e a multa”, salienta o fiscal ambiental da Prefeitura de Cariacica, Lucas Ferreira.