Polícia

Operação integrada no ES mira rede de tráfico e comércio de armas pela internet

O principal investigado, conhecido como "Mágico de Oz", utilizava a internet para anunciar e vender drogas e armas de fogo

Foto: Polícia Federal

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/ES), deflagrou na manhã desta sexta-feira (2), uma operação para cumprir cinco mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária, com objetivo de desmantelar um esquema criminoso que envolve o comércio de drogas e armas pela internet.

As investigações da Operação Fleming tiveram início a partir de informações fornecidas pela Guarda Municipal da Serra e os mandados foram expedidos pela 1º Vara Criminal do município. 

Durante as investigações, foi verificado um esquema de venda aberta de entorpecentes e armamentos, realizada sem qualquer receio da atuação dos órgãos de persecução penal e do Poder Judiciário.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!

O principal investigado utilizava a internet para anunciar e vender drogas e armas de fogo. Com ele, foram apreendidos maconha, crack, cocaína (inclusive pinos prontos para a venda), além de apetrechos para a fabricação de drogas, como envelopes, adesivos com a marca do traficante, pinos, liquidificador para misturar drogas e balanças.

A origem do nome da operação

O nome da Operação “Fleming” foi escolhido em referência ao apelido do principal investigado, que é conhecido como “Mágico de Oz” no meio criminoso. Trata-se de uma alusão ao sobrenome de Victor Fleming, o renomado diretor do clássico filme “O Mágico de Oz.”

Os investigados serão responsabilizados penalmente como incursos nas penas previstas para os crimes estipulados no art. 33 da lei 11.343/06 (Lei de Drogas) e art. 16 da Lei 10.826/03 (Estatuto do Desarmamento).

FICCO/ES

As ações policiais desencadeadas na FICCO são produto de cooperação interagências, com foco na inteligência de segurança pública.

A FICCO/ES é composta atualmente pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Guardas Municipais de Vitória, Vila Velha, Serra e Viana.

Leia também:

>> Juízes movimentaram mais de R$ 7 milhões em contas de falecidos sem herdeiros no ES

>> Homem com bebê no colo fica sob a mira de faca durante assalto a ônibus em Vitória