O Ministério Público do Espírito Santo (MPES), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-Central), deflagrou, nesta quarta-feira (25), a operação 14-Bis em sete municípios do Espírito Santo.
A ação cumpriu mandados em face de integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) envolvidos em crimes previstos no Estatuto do Desarmamento, tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas.
LEIA TAMBÉM:
> Idoso encontra inquilina morta a facadas em casa na Serra
> Confronto entre PM e criminosos armados deixa 2 mortos em Vitória
> Mulher é espancada pelo ex-marido com barra de ferro em Vila Velha
Foram cumpridos 7 mandados de prisão temporária e 14 mandados de busca e apreensão nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, e Colatina. Além de ações em São Vicente e São Paulo, no Estado de São Paulo, e Alfenas, em Minas Gerais.
Segundo o MPES, a investigação é relacionada a um núcleo de liderança da facção criminosa, autointitulado “Os 14 do ES”, grupo com papel de comando e direcionamento do setor disciplinar do PCC, braço armado da facção criminosa.
“Os integrantes do setor deliberavam sobre remanejamento de armas de fogo e veículos da facção criminosa, estimulavam e apoiavam os ataques a grupos criminosos rivais e promoviam o batismo de novos integrantes, inclusive adolescentes, além de decidir sobre outras questões de relevância”, descreveu o MPES.
O Gaeco foi auxiliado por policiais militares no cumprimento das ações no Estado do Espírito Santo. Também estavam na operação equipes do Gaeco/SP (Núcleos Santos e Capital), apoiados pelo Dope da Polícia Civil de São Paulo e do Gaeco/MG (Núcleo Passos).