Polícia

Operação no ES prende 9 suspeitos por abuso e exploração sexual infantil

A ação foi deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública entre os dias 2 e 21 de maio, no Brasil e em 14 municípios do Espírito Santo

Foto: reprodução/pixabay

Nove pessoas suspeitas de abuso e exploração sexual infantil foram presas no Espírito Santo durante a Operação Caminhos Seguros. A ação foi deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública entre os dias 2 e 21 de maio, no Brasil e em 14 municípios do Estado. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

De acordo com a titular da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), delegada Thais Cruz, durante uma das prisões, além de duas vítimas, outras duas apareceram após a divulgação do caso.

O caso é de um homem de 32 anos preso durante a operação, suspeito de abusar sexualmente da própria filha, de 8 anos. Além de manter relação sexual com uma adolescente de 17 anos, também produzia e armazenava conteúdo de pornografia infantil. 

“As imagens possuíam nudez e imagens de sexo. Conseguimos identificar que era o pai. Ele foi preso, depois que foi divulgado surgiram mais duas vítimas: uma enteada e uma prima do investigado”, descreve a delegada. 

A delegada disse que as crianças procuraram um adulto de referência e confiança, para contar sobre os abusos. “Ela revelou, essa pessoa procurou a delegacia, sendo atendida pelo setor psicossocial. O inquérito foi concluído e levado para a Justiça”. 

Em outro caso, um adolescente oferecia dinheiro para a pessoa com quem se relacionava. “Em troca, exigia a gravação das relações sexuais”. 

Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), no Espírito Santo, o trabalho foi executado por 130 policiais civis, militares e da Polícia Rodoviária Federal, com fiscalização em 27 locais.

Os dados contemplados na operação foram divulgadas durante uma entrevista coletiva, realizada na tarde desta segunda-feira (27). Entre eles estão:

– 06 mandados de busca e apreensão cumpridos e realizados;
– 31 ligações para o disque-denúncias apuradas;
– 75 ligações para o disque 100 apurados;
– 27 estabelecimentos fiscalizados. 

Denúncia é importante para a solução dos crimes 

A capitã Pandolfi, da Divisão de Direitos Humanos da Polícia Militar, explica que, por ser um crime que acontece na maior parte das vezes nas residências, a denúncia dos casos de abuso infantil é extremante necessária. 

“A Polícia Militar não consegue ter uma atuação efetiva no momento que o crime está acontecendo. Por isso, fica importante a denúncia. Se for no calor do momento via 190. Ou, posteriormente, a denúncia via 181 ou Disque 100”, afirma a capitã. 

Além disso, ela também destaca que é importante o diálogo entre pais e responsáveis para identificar casos de abusos que também podem ocorrer no âmbito da internet.

“Foi muito debatido nas nossas ações itinerantes, para as crianças reconhecerem quando estão sofrendo algum abuso por meio da internet. Com isso, ela pode como entrar em contato com um adulto de confiança para sair da situação. Além de reconhecer qualquer outro abuso”, disse. 

Ações aconteceram em todo o Brasil

A Operação Caminhos Seguros é realizada anualmente no mês de maio, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração contra Crianças e Adolescentes. 

A ação, feita pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com todos os estados e o Distrito Federal. Ela resultou na prisão de 775 pessoas e no resgate de 197 crianças e adolescentes.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Carro pega fogo na Avenida Adalberto Simão Nader

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtor Web
Produtor Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória