Uma operação integrada entre Policiais civis, policiais militares e guardas municipais terminou com nove pessoas detidas na noite desta quarta-feira (26). A ação teve como alvo bairros da Grande Vitória e apreendeu armas, drogas, munição e coletes à prova de balas.
Segundo o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Alexandre Ramalho, que acompanhou a ação, pelo menos três detidos tinham mandado de prisão em aberto pelo crime de homicídio.
Diversos cercos e pontos de bloqueio foram feitos nas cidades da região metropolitana. Em Vila Velha, os policiais da Força Tática e as equipes da Guarda Municipal, realizaram abordagens em ruas dos bairros São Torquato, Primeiro de Maio e Santa Rita, pontos conhecidos pelo intenso tráfico de drogas.
Outras Operações
A operação ‘Estado Presente’ tem o objetivo de controlar e reduzir crimes com o aumento de policiamento ostensivo em locais onde há altos índices de homicídios. A última fase da operação, que aconteceu no último dia 12, na região Sul do Estado, terminou com a prisão de um homem de 27 anos, em uma casa na Praia de Ubu, Anchieta. O criminoso era investigado pela morte de um adolescente de 14 anos, e a sua mãe de 43 anos, no dia 20 de abril, no bairro Nova Jerusalém.
No dia 11 de março, uma ação que aconteceu nos municípios de Colatina, Ecoporanga, Pinheiros, Pancas e Barra de São Francisco e na Região Noroeste do Estado, resultou na prisão de 26 pessoas em cumprimento de mandados de prisão em flagrante.
Os municípios de Aracruz, Linhares e Jaguaré, também foram alvos da operação Estado Presente, no dia 11 de fevereiro. Na ação seis pessoas foram presas, drogas e quatro armas e munição também foram apreendidas.
No dia 24 de fevereiro o alvo foi o município de Iúna, no Caparaó e também na Região Serrana. No sul do estado aconteceu em 20 de janeiro. Ao todo sete pessoas foram detidas.