Oitenta e seis pessoas foram detidas durante a operação Êxodo 03:12, realizada pela Polícias Militar e Civil nas regiões Norte e Noroeste do Estado. Deste total, dois homens estavam com mandado de prisão em aberto por homicídio e um por estupro.
A ação foi desencadeada com o objetivo de cumprir 36 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão expedidos pela Justiça, após levantamentos realizados pelos agentes do Serviço Reservado da Polícia Militar e investigadores da Polícia Civil, nos municípios de Nova Venécia, Pinheiros, Boa Esperança, Ponto Belo, São Gabriel da Palha e Montanha.
Durante a ação policial foram apreendidas 37 armas de fogo, 301 munições, um colete balístico, cinco potes de chumbo, 12 potes de pólvora, seis potes de espoletas, uma coronha de espingarda, um coldre para arma, R$ 8.860,40, 723 gramas de crack, 197 pedras de crack, 37 gramas de cocaína, 41 papelotes de cocaína, 82 buchas de maconha e duas balanças de precisão.
A Polícia Ambiental também atuou na operação apreendendo oito animais abatidos (01 capivara, 02 tatus e 05 patos silvestres), um pássaro em cativeiro, um arpão de caça, quatro pios de caça, dois canhões de caça e uma armadilha de caça.
Na fiscalização de trânsito, 5.512 foram veículos abordados, totalizando 370 autos de infração, 84 veículos apreendidos, 25 carteiras de habilitação e outros nove documentos apreendidos.
Bares e casas noturnas também foram fiscalizados durante a operação Êxodo. Trinta e um estabelecimentos foram fiscalizados, sendo que quatro foram fechados por falta de alvará e cinco notificados por outras irregularidades.
Outros materiais também foram apreendidos durante o trabalho policial, como 1.130 CDs piratas, 300 aspersores para irrigação, três veículos (com restrição de furto e roubo) recuperados, 15 aparelhos de celulares, três veículos apreendidos, 50 maços de cigarro, uma TV 32 polegadas, além de várias peças de motos.
A ação foi coordenada pelo coronel Rubens Ricardo Maciel Barcellos, comandante do Comando de Policiamento Ostensivo (CPON) da Região Norte, pelo tenente-coronel Rogério Maciel Barcellos, comandante do 2º Batalhão e pelo delegado Líbero Penello de Carvalho Filho, chefe da 17ª Regional. Cerca de 180 policiais entre civis e militares participaram da ação.
Os suspeitos e os materiais apreendidos foram encaminhados às respectivas Delegacias de Polícia Civil dos municípios.