A Polícia Civil realizou, na manhã desta quinta-feira (23), a quinta edição da Operação Sicário, com foco em cumprimento de quarenta mandados de busca e apreensão e onze de prisão em bairros de Vitoria, Serra, Vila Velha e Cariacica.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Os alvos, segundo a polícia, são ligados a uma organização criminosa que tem como sede a região do Bairro da Penha, na Capital.
Durante a ação, foram realizadas oito prisões, por cumprimento de mandado, e uma pessoa foi presa em flagrante. Além disso, a polícia apreendeu também cerca de R$ 30 mil em espécie, uma pistola e dois veículos, sendo um HB 20S e uma BMW X1.
Um dos mandados de busca e apreensão foi contra uma distribuidora de bebidas do Bairro da Penha. Quando os policiais chegaram, no entanto, verificaram o estabelecimento havia sido fechado.
O local, de acordo com a polícia, estava funcionando até o mês passado e pertencia a um familiar de Marujo, que foi preso no ano passado.
Mesmo com a prisão do proprietário, o estabelecimento continuou funcionando e passou a ser gerenciado por outra pessoa. De acordo com as investigações, o comércio era utilizado para lavagem de dinheiro do tráfico de drogas.
O secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Alexandre Ramalho, acompanhou o cumprimento de mandados pessoalmente e conversou com a imprensa para passar mais detalhes sobre a operação.
“A operação é importante não só pelo resultado, mas pela segurança que ela traz para a comunidade. Estamos falando de uma comunidade acuada pela covardia do tráfico de entorpecentes, que se rivaliza o tempo todo entre as facções e que utiliza a mão de obra barata, que são os jovens, que se sentem seduzidos pelo tráfico”, destacou Ramalho.
O secretário afirmou ainda que não houve confrontos durante os cumprimentos de mandados. Segundo ele, a organização criminosa atrai os jovens das comunidades para o tráfico de drogas.
“É um trabalho robusto e vamos continuar investigando a cúpula do tráfico no Espírito Santo. Temos que interromper o ciclo dos jovens sendo seduzidos a entrar no tráfico. Jovem tem que estar na escola e não no beco vendendo drogas. Iremos fazer nossa parte, nosso papel que é investigar, fazer o policiamento e prender”, disse Ramalho.
Ao todo, mais de 100 policiais de diversas unidades especializadas participaram das ações para cumprimento de mandados.
A última edição da Sicário foi realizada com foco em Jesus de Nazareth e Resistência, em Vitória, além de bairros de Vila Velha, sendo que foram cumpridos mais de 40 mandados de busca e apreensão e de prisão, em agosto do ano passado.
Saiba mais:
>> Operação Sicário IV: polícia cumpre mandados contra lideranças do tráfico em Vitória
>> Polícia cumpre mandados contra integrantes de organização criminosa na Grande Vitória
>> Quatro pessoas são presas e carros de luxo apreendidos em operação na Grande Vitória