Um pedreiro, de 47 anos, e um vendedor, de 23, foram presos em Vitória durante uma operação conjunta de combate à violência doméstica e familiar. Segundo a polícia, os dois já possuem várias passagens pela Justiça por ameaça e agressão.
“Esses dois homens têm uma extensa ficha criminal, sendo a maioria deles crimes praticados no âmbito da violência doméstica. Um deles foi preso ontem [quarta-feira]. Nós representamos pela prisão preventiva dele, foi expedido o mandado de prisão e, felizmente, logramos êxito na captura. E a outra prisão foi realizada em Jardim Camburi, na segunda-feira”, contou a delegada Juliana Santos, do Distrito Policial de Atendimento à Mulher de Vitória.
Os nomes dos detidos não foram divulgados para preservar a identidade das vítimas. Segundo a delegada, nos dois casos as vítimas se relacionavam com os agressores. Além disso, em ambos, as mulheres sofreram ameaças por anos, chegaram a registrar várias ocorrências, mas não levaram os processos adiante.
“Nas infrações menos graves, as mulheres vêm aqui e elas têm o direito de não representar. Só que quando elas vêm aqui, realizam o registro de ocorrência e não representam, elas nos impedem de instaurar o inquérito policial”, ressaltou Juliana Santos.
A delegada, no entanto, destaca que as mulheres que sofrem algum tipo de violência devem sim denunciar os agressores. “Que não esmoreçam, que tenham coragem, que registrem suas ocorrências. Denunciem seus companheiros ou maridos com relação aos crimes que são praticados por eles, sem medo”, afirmou.