Cerca de 1,8 mil turistas e mais de 600 tripulantes estão impedidos de sair de um transatlântico, devido a um protesto de pescadores que acontece no Complexo Portuário de Itajaí, em Santa Catarina, desde a última segunda-feira (5). O acesso aos portos de Itajaí e Navegantes está bloqueado.
A embarcação iria para o Uruguai, mas teve que passar a noite em Itajaí. O esgoto, que seria despejado em alto-mar, teve que ser retirado nesta terça-feira (6) por uma empresa especializada. Os passageiros não podem deixar o navio porque ele pode ser liberado pelos manifestantes a qualquer momento.
Os pescadores querem a revogação da portaria número 445 de 17 de dezembro de 2014, do governo federal, relacionada à proibição da pesca de espécies em extinção. Entre eles, estão peixes como garoupa, namorado, cações, emplasto e arraias.
A superintendência do porto de Itajaí diz que somente hoje seis operações (entrada e saída) estão previstas e até agora não puderam ser realizadas. O complexo portuário entrou com uma ação cautelar na noite de ontem e a Justiça deferiu uma liminar que obriga a liberação do canal. Em caso de descumprimento, foi determinada multa de R$ 50 mil por dia para cada barco que obstruir a passagem dos navios.