Uma pesquisa divulgada pela Serasa Expresan revelou que a cada 14 segundos uma pessoa é vítima de fraudes envolvendo cartão de crédito. O número de transações utilizando cartões de crédito de forma ilícita aumentou cerca de 20% em julho se comparado ao mês anterior. A pesquisa ainda mostra que só no mês passado, aproximadamente 181 mil ocorrências desse tipo foram registradas.
Entre as vítimas, está o modelo Flávio Rocha, de 28 anos. Por conta da profissão, o modelo viaja bastante, mas há seis meses viu sua rotina ser interrompida ao descobrir que o seu nome estava com restrições.
“Foi horrível. Fui usar o serviço e não pude. Sem saída e precisando usar o cartão de crédito, a solução foi pagar a dívida que não foi feita por mim”, disse.
De acordo com o titular da Delegacia de Defraudações (DEFA), Orly Fraga, quem utiliza cartões de forma ilícita pode responder por estelionato e pegar de 1 a 5 anos de prisão. Para o delegado, a pesquisa está bem perto da realidade, já que nem sempre quem é vítima faz Boletim de Ocorrência.
O delegado ressalta que é muito importante registrar o problema na delegacia, mesmo que ele já tenha sido solucionado pela empresa.