Polícia

PF deflagra operação contra fraudes bancárias eletrônicas no ES

Segundo a Polícia Federal, dentre os crimes apurados estão associação criminosa, furto qualificado mediante fraude, uso de documento falso e falsidade ideológica

Foto: Divulgação / Polícia Federal

A Polícia Federal cumpriu um mandado de prisão durante a “Operação Minerva I”, que foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (02), em Vitória. A ação teve como objetivo desarticular esquema criminoso voltado à prática de fraudes bancárias eletrônicas.

Dentre os crimes apurados estão associação criminosa, furto qualificado mediante fraude, uso de documento falso e falsidade ideológica, cujas penas podem somar mais de 15 anos de prisão.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!

A operação teve início com a informação da Força-Tarefa Tentáculos, que tem como princípio a cooperação com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e instituições associadas no combate às fraudes bancárias eletrônicas.

Durante a investigação foram identificadas fraudes bancárias em contas digitais de correntistas da Caixa Econômica Federal, destinadas ao crédito de benefícios sociais.

Até o momento foram identificadas 15 vítimas da Caixa Econômica Federal, que tiveram valores subtraídos de suas contas bancárias, de forma eletrônica.

Na casa do investigado foram apreendidos um notebook, três celulares, um pendrive, vários talões de cheque, cartões de crédito, RG falso, carimbo de cartório, além de documentos relacionados aos crimes investigados.

As investigações vão continuar para comprovar a participação de outros suspeitos que têm atuação criminosa na rede mundial de computadores.

A reportagem do Folha Vitória entrou em contato com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para mais informações sobre a ação. Este texto será atualizado quando houver a devida manifestação.

LEIA TAMBÉM: Fraude de juízes: presa dupla que recebia milhões de desviados de heranças