A Polícia Federal cumpriu, nesta terça-feira (07), seis mandados de busca para o combate a migração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos.
Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal de Vitória, no Espírito Santo, e decorrem de investigação da sede da PF no Estado que apura o envio ilegal de pessoas da região de Governador Valadares, em Minas Gerais, para os EUA.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A Operação Coyotes contou com equipes da Delegacia de Polícia Federal de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, e foi realizada nas cidades de Capitão Andrade, Felixlândia, Governador Valadares e Pescador, todas em Minas.
Segundo a investigação, os suspeitos atuam no esquema identificado como “cai cai”. Eles utilizam crianças e adolescentes com documentos falsos, simulando um parentesco de pai e filho, para facilitar a entrada e permanência de maiores de idade no território estadunidense.
LEIA TAMBÉM: “Desespero e vontade de sair logo”, diz capixaba preso após tentar entrar ilegalmente nos EUA
Os custos da viagem, de acordo com a Polícia Federal, eram patrocinados por pessoas conhecidas como “coyotes”, que posteriormente recebiam altos valores das pessoas que conseguiam ingressar no país estrangeiro.
Ainda de acordo com a polícia, em muitos casos, há a confecção de falsos registros de paternidade dos menores para permitir que terceiros os utilizassem no esquema.
LEIA TAMBÉM: Suspeito de aplicar golpes no ES e se passar por policial para ameaçar vítimas é preso na Bahia
A investigação começou após a prisão em flagrante de dois suspeitos que tentaram confeccionar passaportes na Delegacia de Polícia Federal de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, usando documentos falsos. Ao aprofundar as investigações, foram identificados outros suspeitos que residem em Minas Gerais.