Quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos por policiais federais em Vila Velha, nesta quarta-feira (17), na operação Efígie. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Vitória, com intuito de combater uma quadrilha que pratica fraudes no sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no Espírito Santo e na Bahia.
De acordo com informações da PF, a quadrilha faz uso de documentos falsos para a criação de pessoas fictícias, com finalidade de sacar os Benefícios de Prestação Continuada de Amparo ao Idoso.
Os criminosos são investigados pelos crimes de falsidade ideológica, falsificação de documentos públicos, uso de documento falso, estelionato qualificado e organização criminosa, podendo chegar a 14 anos de reclusão.
A ação é um desdobramento da Operação 5×7, deflagrada no mês de junho, com objetivo de identificar eventuais produtos do crime. De acordo com os cálculos, a organização criminosa gerou prejuízo avaliado em R$ 6 milhões ao INSS.