Uma operação da Polícia Militar ocupou o Morro do Macaco, no bairro Tabuazeiro, em Vitória. A ação teve início no início da tarde desta quinta-feira (16). Todas as unidades especializadas estão reforçando o policiamento na região, onde existem pontos de disputa entre gangues rivais relacionadas ao tráfico de drogas e homicídio.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A força-tarefa, nomeada de Operação Saturação Qualificada, contou com Batalhão de Missões Especiais (BME), o Batalhão de Operações com Cães (BAC), o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), a Força Tática do 1º Batalhão, o Comando de Operações Táticas em Mata Atlântica do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (Cotama), bem como o apoio do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer).
O comandante-geral da PM, coronel Douglas Caus, esteve realizando a supervisão no cerco de Tabuazeiro e afirmou que capturar as lideranças criminosas que vem fazendo ataques nessas regiões entrou para o rol de prioridades da Polícia Militar.
“Não vamos descansar até localizar e prender os Irmãos Veras, que estão por trás de vários confrontos armados e homicídios na capital. Além deles, tem também as lideranças da Família Capixaba e PCV, conectados a vários crimes pela disputa do tráfico. A saturação desses locais sensíveis serão feitas permanentemente e com a utilização pesada de tecnologia e de armamentos, para que possamos levar segurança e dar mais tranquilidade às famílias capixabas”, disse o comandante.
A partir de levantamentos realizados pelo setor de inteligência da PM sobre a localização de criminosos que ficam ostentando armas de fogo em via pública e que já possuem mandado de prisão por tráfico de drogas e homicídios, as equipes realizaram incursões no morro, nas escadarias e dentro das matas, com o auxílio de cães policiais especialistas em farejar entorpecentes.
LEIA TAMBÉM: Homens são mortos a tiros por ocupantes de um carro preto na Ilha do Príncipe
A operação também contou com um forte aparato tecnológico, através da utilização de drones para monitorar a movimentação na região e contribuir nas buscas. Além disso, foram realizados pontos de bloqueio e cerco tático nas regiões de Tabuazeiro e Fradinhos.
“A nossa atuação aqui hoje é para trazer tranquilidade à sociedade e à comunidade local. Ela servirá para que prendamos as lideranças de organizações criminosas. Ela não ficará apenas hoje. Durante a noite e amanhã (sexta-feira), o patrulhamento continua. Esse patrulhamento é permanente nessas áreas, que são escolhidas devido à quantidade de incidência de homicídios”, reforçou Caus.
A Polícia Militar não divulgou relatório parcial da operação nesta quinta-feira.
Com informações do repórter Lucas Melo, da TV Vitória/RecordTV