Uma grande quantidade de droga e materiais para o preparo dos entorpecentes foi apreendida na tarde desta quinta-feira (17) em uma região de mangue no bairro Jardim Carapina, na Serra. O local foi encontrado durante um patrulhamento de rotina e, segundo os policiais, o prejuízo para o tráfico gira em torno dos R$ 30 mil.
> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
De acordo com o Cabo Marques, da Polícia Militar, o local foi encontrado após uma ação de patrulhamento, que teve início em decorrência de constantes ataques criminosos na região.
“Nós partimos do princípio de que em Jardim Carapina estão tendo alguns ataques de criminosos pela disputa dos pontos de vendas de drogas. Em virtude disso, as guarnições da 1ª Cia, realizando patrulhamento na área da Rua Floresta Azul, conseguiram avistar alguns indivíduos no mangue”, explicou.
Após avistarem esse grupo, com cerca de 7 ou 8 suspeitos armados, os policiais adentraram o mangue a pé. Assim que perceberam a presença da polícia, os indivíduos dispararam contra os PM’s, que revidaram a agressão.
O grupo escapou e a polícia conseguiu ter acesso a uma espécie de “escritório do crime”, onde a droga era armazenada a preparada para a comercialização.
Entre o material encontrado estavam maconha, pasta base de cocaína, crack, munições, carregadores, entre outros objetos ilícitos.
Grupo conta com organização criteriosa
Ainda segundo o Cabo Marques, o local em que o material foi encontrado dá indícios de que o grupo criminoso em questão era bem estruturado e dividido, assim como uma empresa.
“Trata-se de uma empresa indesejável. O modus operandi do crime é isso. Eles contam com gerente, olheiro, chefe, tudo subdividido e até com turnos para horário de trabalho”, apontou.
Para Marques, essa estrutura também é responsável por dificultar o flagrante nas comunidades. Isso acontece porque através dessa articulação, no momento em que uma viatura chega ao bairro, o grupo rapidamente recebe essa informação e consegue escapar.
Motivação para ataque ainda é investigada pela polícia
Até o momento não é possível afirmar com exatidão os motivos para que tantos ataques estejam acontecendo no bairro Jardim Carapina, mas para o cabo, o tráfico de drogas já está no radar.
“Essa questão da guerra do tráfico já é histórica. Eles sempre brigam entre si para ver quem assume a frente do comércio de droga na região. Existem algumas especulações, mas que estão sendo investigadas pelas autoridades militares e civis”, afirmou.
Confira a lista de materiais apreendidos
8 celulares
3 carregadores de pistolas 9mm
29 munições de 9mm
1 munição .380
18 munições de calibre .40
3 balanças de precisão
1 coldre na cor preta
6 tabletes de maconha
2 sacolas de pasta base
18 tiras de maconha
3 pedaços de maconha
43 buchas de maconha
7 pinos de cocaína
500 pedras de crack
1 “bola” de crack em farelo
7 frascos de substâncias químicas para preparo da droga
1 faca usada para cortar a droga
1 afiador de facas
2 rolos de sacolas para embalo da droga.
* Com informações da repórter Alice Mourão, da TV Vitória/RecordTV.